[:pb]Humanizar sempre![:]

01/08/2016 por LVBA Comunicação

[:pb]O tema desse texto pode até parecer batido, já que estamos falando sobre isso no mundo das redes sociais tem alguns anos. Mas com o crescimento das ferramentas de vídeos como o Snapchat, a humanização volta à pauta.

Mas vamos voltar um pouco no tempo e pensar nas outras redes, antes de chegar ao tão falado Snapchat. Redes sociais como o Twitter e o Facebook, são extremamente baseadas em textos. Ok, elas permitem imagens e isso ajuda bastante a tornar sua rede mais atraente e com unidade visual, mas é perfeitamente possível se trabalhar com fotos de banco de imagens, caso você não tenha aquele cenário lindo ou um fotógrafo à disposição.

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No caso do Youtube e do Snapchat – e dos vídeos do Facebook – a coisa muda de figura. Não dá para pegar conteúdos prontos, é preciso colocar a mão na massa e gerar conteúdo autoral. Aqui, em primeiro lugar, vale pegas as dicas do meu último post e entender qual é a rede social que sua marca se encaixa.

Feito isso, entra a magia das redes sociais. A humanização não necessariamente passa pela presença do porta-voz habitual para a mídia. Sua marca pode ter um foco mais feminino e um porta-voz masculino. E agora, como lidar?

Para começar, saiba qual é a voz que sua empresa terá. Mais jovem ou mais madura. Mais séria ou mais descolada. Mais masculina ou mais feminina. As opções são infinitas, mas elas precisam estar sempre bem claras, para você, para quem irá assumir a voz da marca e, com isso, para o público.

Estabelecido o público, será que existe internamente uma pessoa (ou mais de uma) que se encaixa nesse perfil? Se sim, ótimo. Invista em treinamento para essa pessoa que precisa ter sempre claro que por mais que ela tenha semelhanças com o perfil que a empresa quer transmitir, é importante ela entender que segue sendo o perfil da empresa e não o pessoal dela.

Outro ponto importante é: as pessoas já sabem que é uma rede social corporativa. Não precisa ficar o tempo todo falando e vendendo o produto ou o serviço da sua marca. Diversifique. Conheça qual o lifestyle que está ao redor daquele produto e gere conteúdo sobre ele. Assim, as inserções de produto serão muito mais orgânicas e mais interessantes ao público.

Agora que tal uma forcinha de um influenciador digital e deixar ele, por um período de tempo, assumir sua conta e levar um pouco da realidade e da rotina dele para a sua rede social? Se você escolheu um influenciador bem adequado ao perfil que traçou, certamente os assuntos dele também interessarão a quem te assiste.

Para fechar, autocrítica sempre. Saiba avaliar com frequência se aquele conteúdo é o ideal ou não. Se não for, repense, se reinvente, crie algo novo. Mas sempre sendo transparente com seu público. Com certeza vai ser sucesso.
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