Branded content: o olhar da Editora Globo

Por Edward Pimenta
Diretor de Branded Content da Editora Globo

Se antes as marcas se expressavam apenas por meio de campanhas publicitárias pontuais, agora estabelecem conversas contínuas com seus consumidores e clientes por meio de conteúdos proprietários e/ou produzidos em parceria com veículos e influenciadores.

Há um crescente interesse de empresas de todos os segmentos em estratégias de comunicação baseadas em conteúdo. É o que tenho visto nos últimos dez anos, na posição de quem produz conteúdo para marcas de todos os segmentos. Em 2022, nosso estúdio de branded content, o G.Lab, publicou aproximadamente 13 mil conteúdos para mais de 500 marcas.

Em pouco tempo viveremos em um mundo cookieless – os principais navegadores web vão desativar cookies de terceiros e as regras de privacidade na internet ficarão mais rígidas. Por isso, as marcas precisarão desenvolver suas próprias audiências para falar com elas e o conteúdo será essencial para empresas na geração de awareness, aquisição e fidelização de clientes.

Nesse sentido, o inbound marketing – conjunto de estratégias que faz uso de marketing de conteúdo e SEO para atrair potenciais clientes com interesse nos serviços oferecidos pela sua marca – tem se mostrado uma maneira eficaz de se comunicar com os usuários de forma direta, criando um relacionamento duradouro.

branded content (conteúdo de marca), também chamado native advertising, muitas vezes produzido pelas marcas em associação com publishers e/ou influenciadores, é uma ótima ferramenta de inbound marketing, pois ajuda as empresas a estocarem conteúdo sobre seus produtos, serviços e propósitos em contextos favoráveis, com endosso editorial e alcance garantido.

Reuni abaixo quatro conceitos que norteiam no nosso trabalho no G.Lab, o estúdio de branded content da Editora Globo:

 

  1. Lembre dos três Es

Antes de começar um projeto de conteúdo, faça o check dos três Es para avaliar a expertise da marca, o nível de exposição do tema a ser tratado e a expectativa da audiência em engajar com o assunto. Faça as seguintes perguntas:

  • Quem é essa marca para falar sobre o tema?
  • É expert ou tem know-how para abordar o assunto?
  • Já ouvimos o suficiente sobre o tema? Está saturado?
  • Existe alguma outra marca se apropriando desse tema?
  • A mídia tem coberto o assunto regularmente?
  • As pessoas querem ou precisam saber mais sobre o tema?

 

2. Seja Nativo

Conteúdo de marca, independentemente do formato, precisa ser publicado no melhor contexto e integrado de forma fluida ao conteúdo editorial. Isso garante o endosso editorial, essencial para marcas que desejam liderar as conversas em torno de um determinado tema.

 

3. Transparência é fundamental

O conteúdo deve ser claramente comunicado aos usuários como “conteúdo de marca”, “patrocinado” ou “pago”.

 

4. Faça um estoque de respostas

O que deve orientar a produção de conteúdo de marca é a compreensão do comportamento do consumidor no ambiente digital. As marcas devem se preocupar em fornecer respostas às perguntas que as pessoas fazem online o tempo todo. Para isso, produzir conteúdo observando técnicas de SEO é um princípio fundamental, além de contar com o apoio da inteligência de dados e de recursos de inteligência artificial.

 


Quer saber mais sobre Branded Content? Clique aqui. 

Precisa de ajuda? Preencha este formulário!

Entraremos em contato para avaliar como podemos tornar a Comunicação de sua marca mais efetiva!

**Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses.

Categorias

Relacionados

Social Listening

Cenários desafiadores demandam saídas criativas, não é mesmo? No mundo da comunicação, quem tem mais...

Ler mais
Search
Close this search box.