As pessoas são o combustível de todo trabalho de comunicação. Independente de qual for o objetivo, nenhuma ação de marketing adquire sentido se estiver deslocada ou distante dos interesses dos públicos e consumidores das marcas. Dentro desse contexto, olhar com autocrítica para a maneira como a sua empresa se comporta e se relaciona com essas pessoas é tão fundamental quanto traçar estratégias de retorno financeiro. Manter um relacionamento com os stakeholders é, portanto, a chave de ouro dos negócios atuais. Leia para saber mais!
Relacionamento com stakeholders: laços de confiança e sinergia entre públicos
Em resumidas palavras, o relacionamento com stakeholders é uma estratégia de comunicação mantida entre os gestores e os públicos da corporação. Estes públicos de interesse são considerados estratégicos para os negócios. Contudo, a inclusão deles nos planos da empresa é um desafio que exige o diálogo aberto, a transparência e a otimização de serviços.
Atualmente, uma das principais dificuldades envolve a identificação do papel exercido por cada stakeholder perante a empresa. Mesmo porque é cada vez mais necessário o estabelecimento de projetos coerentes e inclusivos. Isso decorre da própria demanda de participação desses públicos, já que toda ação se converte em processo compartilhado. Isso faz com que a cultura organizacional passe por várias adaptações.
Com isso, a identificação dos stakeholders é uma etapa importante, sobretudo durante o mapeamento. Pois ela permite estabelecer um relacionamento de qualidade, que passa a integrar um procedimento de aprimoramento contínuo dentro das empresas. Lembrando que o acompanhamento das estratégias de relacionamento com as partes interessadas é a causa definidora do sucesso das ações comerciais. Afinal, uma empresa que firma responsabilidade com seus públicos tende a beneficiar-se de bons feedbacks. Além, é claro, de criar uma reputação positiva frente ao seu ambiente externo.
Como a LVBA pode te ajudar a modernizar as estratégias de relacionamento de sua empresa
O relacionamento corporativo é uma atividade complexa e por vezes meticulosa. Eventualmente, muitas empresas podem estar carregando vícios de origem, que afetam drasticamente a relação com os seus stakeholders.
Esse é um risco que todos correm, principalmente nos casos em que não se dispõem de projetos de comunicação estrategicamente orientados para essa finalidade. Evidentemente, a tarefa de sustentar uma relação sólida com públicos tão variados impõem a necessidade de criação de uma estrutura eficiente de transmissão de informação.
A estrutura a qual nos referimos aqui não abarca apenas recursos materiais, mas principalmente humanos, já que o ato de agregar valor depende de fatores subjetivos. Sob esse ponto de vista, sempre haverá a necessidade de dispor de profissionais dispostos a fortalecer a relação com os stakeholders. Esse será um diferencial na hora de alinhar as estratégias entre a corporação e suas partes interessadas.
Aqui na LVBA, nós prezamos pelo estabelecimento de relações cuidadosas e orientadas por princípios humanos. Acreditamos que a credibilidade de qualquer negócio está atrelada ao aperfeiçoamento contínuo de boas práticas comunicativas. Apegados à esses valores, preparamos empresas e organizações para as transformações do futuro no cenário empresarial.
Entre em contato com a nossa equipe na LVBA – Comunicação e saiba o que podemos fazer pela sua empresa.