As crises ligadas à reputação são problemas que podem levar uma empresa ao seu encerramento. Num cenário mais otimista, os colapsos oferecem graves prejuízos, de natureza imediata ou futura. Assim, conseguir agir rapidamente e de forma efetiva é essencial para reduzir danos, especialmente aqueles que são evitáveis. Essa é a principal função do serviço de gestão de crise da LVBA.
Quem trabalha com negócios sabe que as adversidades compõem a paisagem da rotina empresarial. Afinal, os tempos atuais nos apresentam cenários desafiadores, que demandam cada vez mais uma postura preventiva por parte das corporações. Contudo, esse gerenciamento deve compor um conjunto de ações pré-elaboradas, que tenham o objetivo de reduzir danos à imagem das empresas. Sob o mesmo ponto de vista, a gestão de crise pode ser compreendida como uma antecipação dos problemas que podem vir a ocorrer durante a vida corporativa.
O que você precisa saber sobre gestão de crise?
Antes de mais nada, engana-se quem supõe que um comitê de gestão de crise só é acionado em momentos de emergência. Na verdade, o que ocorre é exatamente o contrário. Contrata-se profissionais habilitados para essa função com o intuito de estruturar um planejamento prévio dentro das empresas. Isso se deve ao fato de que a falta de organização pode levar, em última instância, ao encerramento das atividades empresariais. Sobretudo na era digital, em que o nível de exposição tende a ser acentuado.
Aqui na LVBA, nós entendemos que o gerenciamento de crise evita abalos na reputação de nossos clientes. Além disso, a atividade também proporciona maior controle de discurso para as empresas. Isso evita que elas tornem-se reféns de informantes de terceira ordem, que ao converterem-se em fontes primárias de informação, tomam a posse de voz.
Para ilustrar esse argumento, imaginemos uma corporação que hipoteticamente não dispõe de canais de comunicação bem estruturados. Se por acidente uma crise desponte, possivelmente os colaboradores estariam despreparados para enfrentar o problema. A falta de treinamento representa, nesse caso, um risco iminente de desmonte da reputação empresarial. Logo, situações atípicas exigem alinhamento de discurso, conhecimento de riscos e manutenção regras de conduta.
Como as empresas podem se favorecer pelo serviço?
Dentre os benefícios da gestão de crise, podemos citar:
- agilidade de resposta e reação
- eficiência de resultados
- alinhamento de conduta
- respeito perante os clientes
- proteção de funcionários e colaboradores
- previsibilidade e segurança
Além disso, toda empresa que adere à gestão de crise tem maiores chances de se reerguer após passar por uma situação atípica. Inclusive, as estratégias planejadas servem, principalmente, para preservar a corporação e seus gestores. Então, contar com a presença de uma equipe de comunicação especializada em gestão de crise é a melhor solução para evitar o acréscimo desnecessário de dificuldades. Lembremos, ainda, que cada empresa tem a sua particularidade. Por isso, é preciso buscar a elaboração de projetos específicos, que estejam alinhados com o perfil da sua corporação.
Sendo assim, o serviço de gerenciamento de crise da LVBA é completo. Levamos em conta fatores internos e externos das empresas. Nosso maior compromisso é permitir que os clientes disponham de canais de diálogo mais eficientes e alimentados com conteúdos meticulosamente pensados.
Evite desgastes ligados à reputação de sua empresa, contate nossa equipe de comunicação para conhecer os serviços de gestão disponíveis.