A importância da mensuração de resultados na comunicação

Por Rogério Santana, coordenador de Atendimento da LVBA Comunicação 

Como profissional de jornalismo, nunca fui muito afeito aos números. Apesar de gostar de matemática, verbos, frases e orações sempre foram mais a minha praia. Por isso, a mensuração de resultados nunca esteve na minha visão de trabalho.

Entrei na LVBA Comunicação em março de 2018 e então fui apresentado a uma metodologia que transformou o meu modo de atuar com comunicação: o Índice de Desempenho Institucional e de Marca (IDIM).

Idealizado pela própria equipe da agência, o IDIM mensura quantitativamente ações de comunicação elaboradas pelos clientes, gerando um resultado com média única.

Com base em um sistema de pesos, com o IDIM é possível verificar se a estratégia de comunicação traçada no planejamento do início do ano está sendo seguido e gerando os resultados esperados.

Aqui está a palavra-chave deste texto: mensuração de resultados.

Como a mensuração de resultados pode ser feita na prática?

Nós, como profissionais de comunicação, deveríamos ser obstinados por mensuração de resultados: seja uma matéria divulgada em um veículo de grande alcance, uma nota em um site do trade estratégico para o cliente ou ainda um post no feed de um importante influenciador digital.

Durante o curso de Jornalismo, aprendemos o que é lead, linha fina, pirâmide invertida e tantos outros termos técnicos com os quais vamos nos esbarrando ao longo da carreira.

Apesar de não ser muito fã, hoje acredito que todos os jornalistas têm o dever de aprender mais sobre números, gráficos, porcentagem e afins.

Afinal, como vamos mostrar o valor daquilo que produzimos? Como o nosso trabalho poderá ser medido? Como vai realmente acontecer a mensuração dos resultados? Neste texto, vou contar como o IDIM mudou a minha visão de trabalho no dia a dia.

pessoa realizando mensuração de resultados

Imagem criada por Campaign Creators — unsplash.com 

Como agora o meu foco é nas metas traçadas para o mês, fica muito mais fácil atuar, pois tem-se um norte a seguir e todas as ações são planejadas para ser chegar ao resultado esperado.

Assim, tenho a ideia do que preciso produzir ao longo do mês e penso em quais ações preciso colocar mais energia para seguir o que foi planejado inicialmente.

Desta forma, caminham juntos a estratégia pensada para se alcançar resultados expressivos e a área operacional, função tão importante no dia a dia e que efetivamente coloca as ações na rua.

Aliar a estratégia das iniciativas com o bom desempenho das atividades operacionais é a chave para o sucesso de um planejamento bem executado.

Para saber mais sobre o IDIM e como esta metodologia pode ajudar sua empresa, entre em contato com o time da LVBA. Para nós, vai ser um prazer ajudar você e sua equipe a transformar vidas de gente para gente com uma comunicação que se importa e influencia.

 

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