Por Rogério Santana, coordenador de Atendimento da LVBA Comunicação
Como profissional de jornalismo, nunca fui muito afeito aos números. Apesar de gostar de matemática, verbos, frases e orações sempre foram mais a minha praia. Por isso, a mensuração de resultados nunca esteve na minha visão de trabalho.
Entrei na LVBA Comunicação em março de 2018 e então fui apresentado a uma metodologia que transformou o meu modo de atuar com comunicação: o Índice de Desempenho Institucional e de Marca (IDIM).
Idealizado pela própria equipe da agência, o IDIM mensura quantitativamente ações de comunicação elaboradas pelos clientes, gerando um resultado com média única.
Com base em um sistema de pesos, com o IDIM é possível verificar se a estratégia de comunicação traçada no planejamento do início do ano está sendo seguido e gerando os resultados esperados.
Aqui está a palavra-chave deste texto: mensuração de resultados.
Como a mensuração de resultados pode ser feita na prática?
Nós, como profissionais de comunicação, deveríamos ser obstinados por mensuração de resultados: seja uma matéria divulgada em um veículo de grande alcance, uma nota em um site do trade estratégico para o cliente ou ainda um post no feed de um importante influenciador digital.
Durante o curso de Jornalismo, aprendemos o que é lead, linha fina, pirâmide invertida e tantos outros termos técnicos com os quais vamos nos esbarrando ao longo da carreira.
Apesar de não ser muito fã, hoje acredito que todos os jornalistas têm o dever de aprender mais sobre números, gráficos, porcentagem e afins.
Afinal, como vamos mostrar o valor daquilo que produzimos? Como o nosso trabalho poderá ser medido? Como vai realmente acontecer a mensuração dos resultados? Neste texto, vou contar como o IDIM mudou a minha visão de trabalho no dia a dia.
Imagem criada por Campaign Creators — unsplash.com
Como agora o meu foco é nas metas traçadas para o mês, fica muito mais fácil atuar, pois tem-se um norte a seguir e todas as ações são planejadas para ser chegar ao resultado esperado.
Assim, tenho a ideia do que preciso produzir ao longo do mês e penso em quais ações preciso colocar mais energia para seguir o que foi planejado inicialmente.
Desta forma, caminham juntos a estratégia pensada para se alcançar resultados expressivos e a área operacional, função tão importante no dia a dia e que efetivamente coloca as ações na rua.
Aliar a estratégia das iniciativas com o bom desempenho das atividades operacionais é a chave para o sucesso de um planejamento bem executado.
Para saber mais sobre o IDIM e como esta metodologia pode ajudar sua empresa, entre em contato com o time da LVBA. Para nós, vai ser um prazer ajudar você e sua equipe a transformar vidas de gente para gente com uma comunicação que se importa e influencia.