O que te impede de publicar mais no LinkedIn? Afinal, todos têm o que postar… Muitas vezes, a resposta é medo. Isso pode ter a ver com a “cultura do cancelamento”, que ganha cada vez mais espaço no ambiente digital. Nestes tempos de distanciamento social, o consumo de dados de internet teve um aumento entre 40% e 50%, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas afinal, o que tudo isso tem a ver com a cultura do cancelamento e o que isso tem a ver com o “fopo”?
Acompanhe a leitura para descobrir!
O FOPO e o medo de postar em redes sociais
De um modo geral, a cultura do cancelamento consiste na ação em massa de “unfollows” ou de críticas à opinião de uma pessoa ou empresa, que a “cancela” em ambiente digital.
Esta premissa se deve à diversas razões, mas, em grande parte, está relacionada a questões sociais e/ou políticas. Porém, em um mundo livre, onde liberdade de expressão é uma realidade (ou deveria ser), como saber se o que você posta é ou não cancelável?
Por não haver resposta exata- já que sempre há dois lados em uma mesma moeda -, as pessoas desenvolvem o FOPO (Fear Of Other People’s Opinion). Em tradução livre, o termo significa “medo da opinião dos outros”. Em outras mídias, este medo é real, por interferir diretamente na vida social. No Linkedin, ele se torna ainda maior, pois pode gerar crises de imagem corporativa e, consequentemente, perda de oportunidades de negócios ou emprego.
Mas você não precisa se preocupar. Se você é especialista em algo, tem acesso a dados confiáveis/reais e entende do assunto, por que não compartilhar seu conhecimento? Não há cancelamento para quem tem a acrescentar. Só tenha cuidado para que sua opinião não invalide a de outra pessoa.
A LVBA presta serviços relacionados à gestão de Linkedln e Manual de uso de Redes Sociais. Confira mais em nosso site!