Por Nathalie Campoy, assessora de Imprensa na LVBA Comunicação
Com o fim da pandemia (não sei se podemos dizer que chegou ao fim, mas…), ocorreu a volta dos eventos presenciais. De pequeno ou grande porte, a assessoria de imprensa nos eventos são uma das formas de maior impacto para uma marca se apresentar e reforçar sua imagem ao público, seja ele B2B ou B2C.
A apresentação dos pilares de uma marca para a imprensa, tradicional ou novas mídias, como influenciadores digitais, podcasts etc., é essencial para divulgar sua presença no evento.
A função da assessoria de imprensa é a de estreitar o relacionamento entre o cliente e a mídia com o uso de diversas estratégias.
O assessor de imprensa é um grande especialista em Comunicação — junto com seu cliente, irá desenvolver a melhor estratégia de comunicação para cada evento, que pode consistir em convites, envio de press kit para comunicadores influentes, press release sobre a marca, alinhamento das mensagens prioritárias com os porta-vozes, ensaio para uma possível coletiva de imprensa, entre outras ações.
Assessoria de imprensa e rotina pré evento: relacionamento que faz a diferença
Para a assessoria de imprensa, uma rotina pré evento é essencial para um bom resultado. Pesquisar e conhecer quem estará presente ajuda a ganhar muito tempo na abordagem. E se apresentar com antecedência é superimportante para que o profissional lembre que a sua marca estará no evento. Quem sabe já não é possível agendar visitas ao espaço?
Durante o evento, a abordagem de um assessor com a imprensa deve ser a mais clara e direta possível, apresentando de forma rápida e criativa a sua marca para os jornalistas, por exemplo. Esses profissionais precisam se encantar com o projeto para poderem, assim, colocar em sua agenda a visita ao espaço do seu cliente ou até mesmo uma entrevista. Um bom approach resolve esse problema.
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A produção e a divulgação de um press release são muito importantes neste momento. O comunicado à imprensa pode apresentar um pouco sobre a marca, as atrações ou ativações e informações relevantes a respeito. Definir de forma estratégica quem irá receber esse texto é a cereja do bolo para um evento de sucesso. A assessoria de imprensa promove o trabalho do seu cliente e os veículos de comunicação têm conteúdo para agregar à sua mídia.
Mesmo explicando da maneira mais didática possível como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa no evento, nada explica a sensação da troca presencial com o público —um dos momentos mais gostosos para quem gosta de se comunicar. Analisar expressões, poder sentir ao vivo o que a marca do seu cliente representa são momentos que não tem preço.
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