Conheça as tendências da assessoria de imprensa no Brasil

O fato de passarmos a maior parte do tempo conectados não é algo que afeta apenas a vida doméstica. Empresas e marcas, ao participarem também dessa rede de conexões, preocupam-se em mirar na internet para alavancar seus negócios. Dentre os diversos serviços disponíveis hoje, a assessoria de imprensa no Brasil se destaca como uma das áreas mais estratégicas. Afinal, investir em vendas é muito importante, mas sem um bom posicionamento público, nenhuma estratégia de divulgação será 100% eficiente 

Assim, ciente disso, a LVBA explicará quais são as tendências e práticas mais promissoras para a área de assessoria de imprensa no contexto da hiperconexão. Acompanhe a leitura para saber mais! 

Os públicos como ponto de partida, a assessoria de imprensa como ponto de chegada

A prática da assessoria de imprensa no Brasil acompanha o fluxo dos usos e abordagens observados globalmente. Todavia, cada cultura é dotada de um repertório específico de predileções, afinidades e referências. Partindo desse pressuposto, devemos assumir que nenhum tipo de comunicação se estabelece de cima para baixo. Tampouco, nesse caso, as mensagens são assimiladas de forma integralmente igual entre as pessoas. 

Dessa forma, num contexto em que as mensagens se dispersam rapidamente e onde um público muito diverso interage, compreender que as pessoas são o ponto de partida é fundamental. São os públicos que forjam e influenciam, a partir de seus olhares, aquilo que as marcas e empresas desejam projetar. O oposto também funciona, na medida em que os negócios hoje são plenamente capazes de transformar o ecossistema social do qual participam. 

Acontece, nessa situação, que apenas a comunicação feita de gente para gente é efetiva ao estabelecer elo com os públicos visados. Fazer deste propósito uma realidade é tarefa que demanda olhar interessado para as causas e questões que afetam pessoas e negócios. Considerando sua aptidão para desenvolver narrativas de valor informativo, o ponto de partida para isso é, sem dúvidas, a assessoria de imprensa. Afinal, é por meio dela que os assessorados se conectam ao espaço público, discutindo ou pautando fatos relevantes. 

As ramificações que um posicionamento público é capaz de assumir no espaço da internet são extensas. Justamente por isso, a assessoria de imprensa é, acima de tudo, uma forma de comunicação que se importa, representa e transporta, em suas mensagens prioritárias, os valores de seu tempo. Um exemplo disso é o próprio ESG, que além de ser fruto de um amplo esforço social e ambiental, comum tanto às corporações quanto aos agentes da sociedade em geral, também funciona na prática como uma resposta à preocupação dos consumidores frente ao impacto de suas aquisições.  

Tendências para o futuro da comunicação corporativa

Ainda, para além do aspecto social mencionado anteriormente, convém olharmos para outras características da comunicação corporativa que caminham ao lado da assessoria de imprensa no Brasil. A saber: 

  • Mídia expandida: O conceito de mídia foi e continuará sendo expandido, tendo em vista o rápido desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. É impossível pensar, hoje, em uma ação de comunicação para a mídia sem considerar que existe uma infinidade de maneiras de transmitir uma mesma mensagem. A antiga relação com a imprensa se transformou e adquiriu novas dimensões de alcance. Um cenário como esse é sinônimo de oportunidade para alavancar negócios. O branded content, por exemplo, é uma abordagem extremamente pertinente e que oferece excelentes resultados. Quando bem-feita, essa ação carrega as características e perfil editorial do veículo de informação, mas é patrocinada pela marca. É por isso que é cada vez mais necessário crescer na visão e no conceito de mídia. 
  • Comunicação responsável: Não há mais espaço para comunicação descomprometida com fatos verdadeiros ou que se pauta por informações não comprovadas. Inflar dados que não correspondem com a realidade de um negócio aumenta a probabilidade de crises de imagem e compromete a credibilidade das marcas. Comunicação deve ser sempre transparente, verdadeira e comprovada.  
  • Relacionamento com influenciadores: Comunicação de gente falando para gente. Essa é uma excelente maneira de fortalecer as marcas diante de  públicos já existentes, e funciona ainda como facilitadora de novos laços. O mercado de influenciadores, acompanhando essa tendência, está cada vez mais profissionalizado e entende seu papel. 

Nesse caso, é inegável que a adesão aos serviços da internet estimula a criação e o desenvolvimento de novas abordagens de comunicação. Na assessoria de imprensa do século atual, não cabe barreiras. Quanto maior for a criatividade e o nível de comprometimento com os públicos, proporcionalmente grande será o sucesso dos posicionamentos públicos das marcas.  

Para saber como a LVBA pode ajudar a sua empresa a crescer com geração de conteúdos, entre em contato clicando aqui. 

Precisa de ajuda? Preencha este formulário!

Entraremos em contato para avaliar como podemos tornar a Comunicação de sua marca mais efetiva!

**Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses.

Categorias

Relacionados

Social Listening

Cenários desafiadores demandam saídas criativas, não é mesmo? No mundo da comunicação, quem tem mais...

Ler mais