Inteligência da Informação: como aplicá-la na comunicação interna das organizações?

Com a transformação digital em curso, o mundo da comunicação interna entra em contato com um universo de dados sobre os colaboradores das empresas de diversos portes e segmentos.

Entretanto, mais do que ter em mãos os diferentes dados e números de sua organização, a aplicação da Inteligência da Informação é fundamental para a sistematização, a análise crítica e tomada de decisões assertivas sobre as melhores formas de engajar o público interno.

Esta é uma realidade: a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, em parceria com a Aberje, aponta que, entre os principais desafios para as novas formas de operação das organizações são: melhorar a experiência do colaborador (58%) e gerenciar o excesso de informações (55%).

Em outras palavras, como podemos realizar uma comunicação interna baseada em dados e de que forma a Inteligência da Informação pode nos ajudar a criar um melhor alcance e engajamento dos colaboradores?

Continue a leitura! 

Comunicação interna na era da Inteligência da Informação  

É fato que os esforços de comunicação não se resumem apenas ao público externo de uma empresa. Estabelecer um forte relacionamento com o público interno é de grande importância, pois os colaboradores são os primeiros embaixadores de uma organização.

Por isso, as estratégias de comunicação interna buscam não só compartilhar informações relevantes, mas sobretudo promover os ideais da empresa e engajar os colaboradores em temas estratégicos para a cultura corporativa da organização.

Ao passo que as pessoas lidam diariamente com um grande fluxo de dados em suas funções, a atenção dos colaboradores aos conteúdos de comunicação interna pode ser tornar secundária frente às outras tarefas do dia a dia.

Afinal, os diferentes públicos esperam interagir com conteúdos cada vez mais personalizados e envolventes.

A boa notícia é que esses mesmos dados podem ser reunidos, organizados e analisados por setores de Inteligência da Informação para compreender quais as necessidades, as “dores” e motivações dos colaboradores.

O papel da Inteligência da Informação nas estratégias de comunicação interna

Diferente do que se acredita, a comunicação interna também pode ser um ativo tangível e um fenômeno mensurável. Um canal digital utilizado em ações internas, por exemplo, pode gerar uma série de dados como taxa de aberturas, cliques, downloads ou registro de comentários.

Outros indicadores como rotatividade, retenção de talentos e produtividade também podem gerar importantes insights sobre o clima organizacional da empresa, fator tão importante para a harmonia das organizações.

São os esforços da Inteligência da Informação que agrupam os mais variados dados a fim de categorizá-los e analisá-los de acordo com os diferentes objetivos, inclusive de estabelecer uma comunicação interna efetiva. 

Mas na prática, como podemos lançar mão da Inteligência da Informação no endereçamento ao público interno? Separamos três exemplos para você!

  1. Planejamento de comunicação interna

O método tradicional para entender o público interno precisa ser complementado com o uso de informações bastante valiosas para os planejamentos de comunicação interna.

Com eles, você pode entender quais os principais temas de interesse dos colaboradores, quais os fatores de maior engajamento nos canais e nas atividades propostas pela organização.

Assim, os comunicadores podem produzir conteúdos que de fato dialoguem com as necessidades e interesses dos colaboradores em diversos setores.

  1. Mensuração de alcance e resultados

 Uma vez que os esforços de comunicação interna são colocados em ação, você pode realimentar os indicadores para medir a performance das ações desenvolvidas.

A análise crítica a partir da Inteligência da Informação e o desenvolvimento de relatórios que apontem os pontos fortes, pontos de desenvolvimento e possíveis oportunidades de outras ações é um passo para o compartilhamento dos insights com outros executivos.

  1. Personalização de temas e narrativas

Por fim, os métodos de gestão de conhecimento da Inteligência da Informação permitem que os líderes ofereçam experiência mais personalizada na interação com os colaboradores.

Temas relevantes como ESG, diversidade e inclusão, estratégia e negócios — por exemplo — podem ser abordados de acordo com os interesses apresentados pelos colaboradores nas pesquisas e indicadores.

 

A Inteligência da Informação é um dos pilares para as estratégias traçadas pela LVBA Comunicação em seus serviços. Quer saber mais sobre como analisamos cenários e tendências da comunicação? Fique de olho em nosso blog.

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