[:pb]Gere valor para a comunicação que você faz[:]

19/09/2016 por Valéria Allegrini

[:pb]Mesmo trabalhando há mais de 20 anos em Comunicação Corporativa ainda me deparo com muitas organizações que, por um motivo ou outro, ainda não organizam e planejam a sua comunicação de forma global e sistêmica, restringindo a ações que nem sempre estão em sinergia com os objetivos do seu negócio.

Aplicar metodologias de mensuração, que levam à uma gestão eficaz da comunicação, são de fundamental importância para a obtenção de resultados que, a médio e longo prazos, geram valor à marca e reputação de uma organização, tirando a subjetividade e a dimensão operacional da comunicação.

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Assim, quando tratamos de mensuração da comunicação, é imprescindível planejar. E planejar significa definir objetivos claros do que pretendemos alcançar, qual o posicionamento desejado com as ações de comunicação. E para percorrer este caminho, a fixação de metas e indicadores – sejam qualitativos ou quantitativos – são também necessários para gerir a comunicação, a partir dos dos dados e informações obtidos por meio destes.

É, portanto, ponto de importância número 1, que o Planejamento de Comunicação esteja alinhado aos objetivos de negócio da organização, sendo essencial a participação da Comunicação no time de gestão estratégica. Só assim, a comunicação irá gerar resultados tangíveis e valor em termos de imagem e reputação institucional.

Por isso, o profissional de comunicação precisa entender e desenvolver competências para ocupar uma posição de estrategista e não de um fazedor. Com a análise dos resultados, replanejar a comunicação é saber gerir. É não esperar os resultados abaixo das metas ou negativos se repetirem. E sim, é preciso conhecimento e dados para mudar a rota quanto necessário.

Aqui na LVBA, nosso time age assim. Há alguns anos, por meio de uma equipe multidisciplinar com profissionais entre os quais de comunicação, tecnologia, entre outros, foi desenvolvida a nossa reconhecida metologia IDIM® – Índice de Desempenho Institucional e Marca, que com a evolução do mercado de comunicação, provou ser eficiente na mensuração dos resultados e, por consequência, na gestão da comunicação. Inspirada no BSC – Baleced Scorecard (dos professores Kaplan e David P. Norton da Harvard Business School), comprova a efetividade das ações de comunicação, por meio do planejamento colocado em prática, e sempre alinhado ao posicionamento que se deseja alcançar.

Quer saber mais sobre o IDIM®? Entre em contato com a gente e vamos te mostrar que as planilhas em excel são excelentes amigas da comunicação. Planeje, defina objetivos e metas, analise resultados e replaneje. Gere valor para a comunicação que você faz.
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