Como está a reputação da sua empresa, serviços, produtos e dos seus executivos?
Antes de mais nada, o que é reputação?
Costumamos dizer que ela é um filme construído com o tempo com base nas diversas percepções que seus públicos (sejam eles quais forem) têm em cada ponto de contato com a marca em diferentes momentos. Esses pontos de contato podem ser encontros pessoais, reportagens que citam a empresa, o consumo do próprio produto, o site e mídias sociais próprias, campanhas publicitárias, o que os amigos ou pessoas nas quais confio dizem sobre a marca ou o executivo, e assim por diante.
Um único ponto de contato, uma situação única é como uma fotografia e não o filme.
Por isso é possível construir, fortalecer ou corrigir reputações de marcas, dependendo da situação e objetivo da empresa.
Essencial reforçar que reputação é importante para o bom andamento dos negócios. Há estudos relacionando a excelente capacidade de recuperação de empresas com boa reputação após uma crise quando comparadas com empresas de reputação fraca.
Isso impacta no preço das ações, na capacidade de obter recursos externos, conquistar novos clientes e parceiros, contar com o apoio espontâneo de importantes stakeholders e garantir o engajamento da equipe.
Não é somente “coisa do pessoal da comunicação”. Reputação forte e bem posicionada é dinheiro no bolso, é garantia de perenidade dos negócios, é possibilidade de crescimento, é atração e retenção de talentos.
Para construir e fortalecer a reputação existem diversas ferramentas específicas, como Gestão de Risco Reputacional, Branding e Gestão da Reputação, mas a questão deve ser trabalhada em todos os pontos de contato, como falamos antes. Isso ocorre, quando bem planejado, por meio de todos os Relacionamentos possíveis.
E, ainda, quando a empresa entende que é positivo reforçar sua reputação em relação a alguns temas sensíveis e atuais, é possível atuar mais diretamente, com Consultoria para Diversidade e Inclusão e Comunicação para Causas, Propósitos e ESG.
Ficou mais claro esse tema que, apesar de tão popular, às vezes é tão mal compreendido?