A gestão de risco é uma das atividades mais bem conhecidas no âmbito das relações públicas. Ela consiste na adoção de medidas preventivas com a finalidade de evitar crises dentro das empresas. De um modo geral, todo gestor reconhece que gerir riscos é preferível a gerir crises, evidentemente.
O nosso serviço de gestão de risco, porém, faz mais do que recomendar condutas dentro de um contexto de dificuldade. Na LVBA, fazemos dessa ação um artifício estratégico do setor de comunicação.
Visa-se, com isso, estabelecer estratégias qualificantes e com alta capacidade de predição. Isso decorre do fato de que manter uma atitude protetiva dentro da empresa pode ser a melhor maneira de potencializar um negócio. Mas como isso seria possível? Acompanhe a leitura para descobrir!
Entenda o processo de gerenciamento de riscos da LVBA
De antemão, é preciso pensar que a lógica da gestão de risco está fortemente ligada ao trabalho de gestão de crise de reputação. Isso porque sua finalidade principal é antecipar informações e munir a empresa com previsões acerca do futuro. Dessa forma, adota-se duas medidas durante a aplicação do serviço de gerenciamento. São elas:
- Diagnóstico de comunicação – processo analítico do quadro profissional da empresa. Isto é, observação acerca da cultura corporativa e suas práticas comunicativas.
- Matriz de risco – mapa de risco gerado através da aplicação de métodos de identificação e medição das probabilidades de falhas e seus respectivos impactos dentro da empresa.
As técnicas profissionais mencionadas acima ajudam a controlar de forma eficiente os riscos a que um negócio está exposto. Faz-se isso por meio do monitoramento constante acerca do que o público interno e externo fala sobre uma determinada marca. Além, também, da produção de informes estratégicos, que são destinados aos stakeholders de maior influência para a empresa.
Por outro lado, a gestão de risco está também associada à maximização de oportunidades. Em alguns casos, mais do que à própria minimização de problemas, já que a segunda ação é decorrente da primeira. Contudo, não podemos pensar que essa estratégia não funciona como dispositivo de proteção. Evidentemente, todas as medidas são tomadas priorizando sempre a integridade da reputação corporativa.
A princípio, a palavra risco remete à probabilidade, que pode ser tanto de sucesso quanto de mau resultado. Então, um planejamento de comunicação serve justamente para que a corporação assuma riscos calculados. Em outras palavras, os gestores de risco de uma empresa atuam para medir e potencializar resultados operacionais. Dessa forma, uma série de questões são ponderadas, a fim de minimizar os problemas que todo negócio corporativo está naturalmente exposto.
Proporcione poder de decisão antecipado à sua empresa com uma gestão de risco eficiente
Na prática, a gestão de risco está intimamente ligada ao setor de Comunicação e Relações Públicas. Pois as operações de melhoria passam necessariamente por canais de informação. Isso tanto no que diz respeito ao tratamento de dados e transparência, quanto em termos de agilidade e eficiência. Nesse caso, a comunicação deve ser um dos principais pontos do plano de gestão de reputação da sua empresa.
Aqui na LVBA, utilizamos tecnologias modernas, que permitem o acompanhamento das empresas de forma ágil e precisa. Nossa metodologia é própria e foi desenvolvida com o objetivo de acelerar o tempo de resposta das empresas, tornando-as mais consistentes e proativas.
Assim, primeiramente, nós identificamos quais são os riscos que cada negócio está exposto. Depois, fazemos o monitoramento através de palavras-chave e expressões, bem como quem são as personalidades influentes sobre o assunto no segmento que o cliente atua.
Nesse sentido, as empresas que priorizam segurança e preparação beneficiam-se por inúmeras razões. Dentre elas, destaca-se a rapidez de diagnóstico, a unidade de todos os setores internos da corporação e, sobretudo, a entrega de resultados positivos.
Variadas são as vantagens disso. Entretanto, qualificar a capacidade de tomada de decisão é a mais almejada, na medida em que permite ações como a alteração em formulações de produto, lançamento de campanhas de comunicação e até a criação de eventos destinados a um público seleto. Se a sua empresa opera em um setor ligado a temas sensíveis, é preciso mitigar os riscos!
Você sente que seu negócio demanda um planejamento de comunicação mais coordenado? Então está na hora de proteger suas atividades. Nós da LVBA prestamos consultorias especializadas em gestão de riscos. Queremos ajudar a sua empresa a executar boas práticas!