Sabemos que o ideal é fazer a gestão de riscos, mas, às vezes, problemas acontecem. E você precisará estar pronto(a) para administrar uma crise. Aliás, dizem que crises são inevitáveis, o que podemos fazer é nos preparar para elas e reagir adequadamente para minimizar os danos.
Toda empresa e organização é passível de riscos. Algumas mais do que outras devido à essência da sua atividade, ambiente regulatório, concorrência, sensibilidade do produto, momento político-econômico e outros fatores inerentes ao negócio e à existência das empresas.
Mas, nenhuma empresa está imune a esse risco. Basicamente, porque empresas são formadas por pessoas e pessoas podem errar, ser mal interpretadas ou fazer escolhas indevidas.
No mundo dominado pelas mídias sociais, um deslize de um executivo é capaz de gerar uma crise muito antes de virar notícia na imprensa tradicional. A matriz de uma multinacional pode, inclusive, tomar conhecimento de um fato do tipo antes de ser reportado pela filial do Brasil.
Uma vez identificada a crise, é preciso agir. Fazer a devida Gestão de Crise para mitigar seus efeitos nocivos dentre todos os stakeholders. Quando a empresa está preparada para administrar uma crise, porque faz Gestão de Risco Reputacional, possui Manual de Gestão de Crise e um time de crise com porta-vozes definidos e bem preparados, a reação costuma ser mais rápida e eficiente.
Fazer uma boa gestão de crise reputacional é oferecer respostas rápidas e eficientes a fim de evitar prejuízos financeiros, processos jurídicos, perda de anos de atuação em relações governamentais, debandada de investidores e, não raro, demissão do principal executivo da companhia.
O mercado entende que erros acontecem, mas dificilmente perdoa quando uma crise é mal administrada.
Interessante que poucas pessoas podem conhecer os resultados de gestão de crise da LVBA, pois são sigilosas e, como foram bem administradas, não assumiram grande exposição.