Quem são seus principais stakeholders e quais são os temas que podem colocar o futuro da sua empresa em xeque ou gerar oportunidades únicas de crescimento?
Se você consegue responder essas perguntas com segurança é porque já está um passo à frente da concorrência ou, talvez, acredite nisso, mas está baseado em “achismos” e não em dados.
O Mapeamento de Stakeholders e de Influenciadores é umas das mais efetivas e importantes maneiras de compreender e traçar um cenário mais amplo sobre quem e como pode influenciar os objetivos e resultados de sua empresa, produtos e de todo o mercado.
Utilizar as melhores ferramentas para obter dados com a devida inteligência para saber o que está procurando e como interpretar os resultados, oferece às empresas um cenário claro sobre quais os principais influenciadores (sejam eles acadêmicos, executivos, autoridades públicas, especialistas, comunicadores ou generalistas) dentro de um determinado tema ou mercado e, ainda mais importante, se há um posicionamento bem definido em relação a esse assunto. No jargão: se são defensores ou detratores.
Com isso em mãos, a definição da estratégia a ser adotada é muito mais eficiente para a empresa. Saber quem e como abordar e monitorar.
Da mesma maneira, há alguns temas que podem causar forte impacto no mercado e nas empresas, sejam positivos ou negativos. Alguns temas já mapeados e bem definidos e outros que surgem espontaneamente (ou nem tão espontaneamente quanto aparentam) e pegam de surpresas as empresas. Casos como movimentos contra determinados princípios ativos ou a tendência dos consumidores a buscarem algum estilo de vida podem mudar os rumos das companhias (podem até empurrá-las ao encerramento das atividades).
Se antecipar à pressão da sociedade / clientes ou às oportunidades por eles geradas é capaz de fazer toda a diferença para uma empresa. É garantir a sua sobrevivência ou transformá-la na líder do mercado por ter enxergado o futuro e largado na frente dos demais.