Gestão de reputação

Gestão de reputação

Quando pensamos que os ativos não monetários e incorpóreos englobam uma fatia considerável das marcas existentes no mercado atual, é inquestionável colocar a gestão de reputação em pauta.

A reputação é um termo cuja interpretação pode ser empregada de maneiras variadas. No contexto empresarial, embora se tenha uma noção clara sobre o seu sentido, ainda é um tema muito pouco debatido. Entretanto, quando pensamos que os ativos não monetários e incorpóreos englobam uma fatia considerável das marcas existentes no mercado atual, é inquestionável colocar a gestão de reputação em pauta.

Se até a década de 1970 os ativos intangíveis correspondiam a 15% das organizações, hoje essa paisagem se re-configura de modo significativo. As estatísticas do mercado contemporâneo estimam que esses mesmos ativos podem responder por até 90% do valor de negócio de uma empresa. Você sabe o que isso significa? 

Frequentemente, a alta valoração dos ativos incorpóreos reflete a nova face do mercado, que agora é muito mais exigente com relação a aspectos de capital humano, simbólico e de propriedade intelectual das marcas. E é precisamente nesse cenário que a gestão de reputação entra como peça essencial nos projetos de comunicação empresarial. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o assunto.

Como funciona a gestão de reputação no Marketing digital?

A gestão de reputação de marca nada mais é do que o estabelecimento de uma narrativa ética e concisa sobre a empresa. Nesse aspecto, ela está inevitavelmente atrelada às funções da comunicação. Pois é preciso que as empresas trabalhem estratégias de relacionamento com seus públicos e os agentes catalisadores de suas marcas. Sob o mesmo ponto de vista, faz-se isso com o objetivo de agregar valor ao aspecto imaterial das empresas.

Quando se fala em valor, estamos nos referindo a um campo bastante subjetivo e de difícil medição. Porém, tanto quanto possível, nós devemos acompanhar o que é consumido e comentado sobre as marcas. Para fazer essa avaliação, as estratégias utilizadas são qualitativas e quantitativas.

Assim, resumindo de um modo prático, a gestão de reputação é um projeto estratégico de comunicação com longo prazo de duração. Seu foco principal está na prevenção de cenários de crise e manutenção da reputação das empresas. Outras ações envolvem a criação de manuais, construção da marca, monitoramento de atividades e interação com os clientes. Logo, todas as atividades envolvendo a administração da imagem corporativa são fortalecidas continuamente dentro do setor de Marketing.

Para uma boa reputação, meia comunicação não basta!

Conforme mencionamos, a reputação de uma marca compõem uma parte importante dos ativos intangíveis das  empresas. Para medir esse impacto, estruturamos uma metodologia distribuída em quatro categorias.

As quatro categorias são:

  1. Qualidade da entrega de produto/serviço
  2. Como a empresa se comunica
  3. Como o público percebe a marca
  4. Contextualização de dados

Juntos, esses quatro pontos nos permitem identificar aspectos valiosos de funcionamento das empresas. Nosso objetivo é compreender o fluxo comunicacional e de reputação das corporações em perspectiva global. Dessa forma, avaliamos como a empresa se comunica com seus stakeholders, a forma com que ela organiza suas informações prioritárias, e a quais valores e propósitos que se compromete a cumprir. Afinal, comunicação é reputação, e reputação é criação de valor.

Vale considerar, ainda, que independente da fase em que as empresas se encontram, ter um plano estratégico de comunicação é essencial para o fortalecimento da imagem corporativa. Mesmo porque o gerenciamento de reputação vai além da ativação de um departamento especial em momentos de crise. O objetivo não é somente evitar problemas, mas sobretudo impulsionar os propósitos da marca. Este deve ser um projeto que vigora de forma contínua dentro da empresa.

Na LVBA-Comunicação, todo o trabalho é baseado na manipulação de informações e indicadores de eficiência empresarial. O resultado converte-se em eficiência e aumento da capacidade preditiva. Afinal, nosso propósito é assegurar que as empresas consigam integrar as técnicas de gestão de reputação em suas culturas organizacionais.

Todas as ações que desenvolvemos para nossos clientes estão amarradas ao propósito de agregar valor financeiro aos negócios e as marcas. Ou seja, aos nossos olhos, reputação tem tudo a ver com valor. E tudo isso se constrói com base na coerência e comprometimento. Entre em contato com a nossa equipe e saiba o que pode ser feito na sua empresa.

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