Para atingir resultados, é necessário um bom planejamento e organização, seja da estrutura interna da empresa, seja dos processos. A ideia de que comunicação é tática e não estratégica, empobrece as marcas e as faz perderem excelentes oportunidades.
Na visão da LVBA, comunicação deve ser algo tão importante quanto qualquer outra área ou iniciativa da empresa, pois é capaz de planejar, gerar influência em stakeholders e suas devidas transformações.
Quando somos chamados para apresentar uma proposta, queremos entender do futuro cliente questões como: quais os objetivos de negócio dele, seus riscos e oportunidades, quem são os principais stakeholders e como a comunicação pode colaborar para o atingimento
desses objetivos.
É desse nível de planejamento que falamos. Da estratégia de negócios da organização para baixo. Por isso, temos condições de manter uma metodologia própria de mensuração de resultados de comunicação que leva em consideração os objetivos reais de comunicação
(aumentar vendas em determinada região, ser reconhecido como o especialista no tema A, evitar crises com a comunidade do entorno da fábrica, aumentar a produtividade da equipe, etc). O objetivo não é o volume de clipping gerado ou o engajamento nas mídias sociais – essas podem ser metas para atingimento do objetivo maior.
De alguma maneira, todo cliente LVBA leva um grau de planejamento e organização superior quando contrata qualquer serviço. Mas, há situações nas quais a empresa precisa de um planejamento de comunicação antes de partir para qualquer estratégia, seja ela de
comunicação interna ou externa.
Bem como, é preciso ter os processos e a estrutura de comunicação organizadas para agir proativamente dentro de um cronograma ou aproveitando oportunidades imprevistas, e também reativamente em situações de crises ou quando provocados por fatores externos. Sem planejamento e organização, qualquer imprevisto pode se tornar uma crise reputacional e derrubar as vendas, valor das ações, abalar relacionamento com o poder público ou paralisar a produção.
Planejar e organizar é essencial, afinal, como qualquer outra área das empresas, a comunicação é importante e precisa ter suas rotas definidas, acompanhadas, corrigidas e ajustadas para trabalhar em sinergia com seus pares.