Influenciar é descrito nos dicionários como “exercer uma ascendência sobre alguém ou algo” ou “causar uma modificação física ou intelectual”.
Somos seres e organizações que interagem o tempo todo. Em cada momento, em cada contato, pessoas, marcas e organizações se relacionam e causam alguma influência.
Uma boa conversa é capaz de nos influenciar, concorda? Mesmo que seja para reforçar que nossa posição é a mais adequada no nosso ponto de vista.
Uma empresa influencia pessoas e organizações. A começar pelos próprios colaboradores, mas vai muito além. Essa habilidade pode ser desenvolvida e utilizada com estratégia para que a influência permita transformações positivas à marca, como mudanças regulatórias e de legislações, aumento de vendas, mudança de percepção da população em relação a um determinado tema, aproximação com públicos específicos, entre tantas outras possibilidades que contribuem com os objetivos de negócios.
Por esse motivo, o propósito da LVBA é “comunicação que (se) importa, influencia e transforma”. Porque, para nós, as ações de comunicação devem gerar uma influência direcionada para facilitar uma transformação esperada.
Considerando que todas as pessoas são capazes de influenciar, quando uma informação vem de alguém com maior poder de impacto, como um jornalista, uma autoridade pública, uma ONG, um líder comunitário ou um produtor de conteúdo digital, a influência é muito mais relevante, seja em alcance, seja em profundidade.
A LVBA possui alguns cases muito interessantes do poder da comunicação como forma de influenciar para atingimento de determinadas transformações. O trabalho de prevenção do suicídio com o CVV é um exemplo.
Além das ferramentas mais tradicionais das agências de relações públicas, a LVBA ainda é capaz de apoiar seus clientes a gerar influências em públicos específicos por meio de Comunicação para Audiências Públicas, Comunicação Interna, Comunicação para Abertura de Capital e de outras maneiras personalizadas para a sua situação.