Muitos gestores administrativos desejam mapear quem são os agentes que exercem influência sobre seus negócios. O termo ‘stakeholder‘, em inglês, é utilizado para designar todos os indivíduos que manifestam interesse pela corporação. Eles podem variar entre clientes, colaboradores, financiadores, fornecedores e até mesmo concorrentes. Conhecer estes públicos é importante porque facilita a elaboração de estratégias de relacionamento entre a empresa e suas partes interessadas. Assim, o serviço de mapeamento de stakeholders possui a finalidade de ajudar empresas a desenvolverem estruturas de identificação desses componentes. Acompanhe para saber mais sobre o assunto.
Por que os stakeholders são importantes?
De um modo geral, pode-se dizer que os stakeholders agregam valor aos negócios. É por isso que a gestão da sua empresa deve saber reconhecer quem são esses indivíduos e em qual medida eles influenciam o seu negócio. Considerando que cada parte interessada interfere em menor ou maior grau nos processos administrativos, é preciso incluí-las nos projetos.
Embora o mapeamento de stakeholder seja uma operação requisitada pelos departamentos administrativos e de marketing, ele ainda pode soar como novidade para alguns gestores. Contudo, a importância de sua operacionalização decorre do fato de que uma administração preocupada exclusivamente com números e resultados acaba se distanciando dos públicos-alvo.
Logo, situações dessa natureza são evitáveis. Pois o foco excessivo nos resultados concentra os investimentos em apenas um âmbito, deixando de lado, muitas vezes, as estratégias de contato com as partes interessadas. Para entender a força desse argumento, visualize a seguinte situação:
A sua empresa está elaborando um projeto. Entretanto, o sucesso desta ação está condicionado ao conhecimento de quem são as pessoas envolvidas nessa cadeia. Isso envolve desde clientes, colaboradores, até quais pessoas serão afetadas por esse negócio. Perceba que essa cadeia inclui stakeholders internos (profissionais da empresa) e externos (fornecedores, consumidores etc). Caso a sua empresa não disponha de um mapa completo desses agentes, corre-se o risco de perder o controle do impacto que cada atividade irá causar nas etapas práticas. E, consequentemente, a gestão fica probabilisticamente mais exposta às intempéries administrativas.
Desse modo, mapear quem são os stakeholders serve não somente como uma forma de definir o grau de interferência de cada indivíduo como agente. Mas também para facilitar uma relação harmônica entre eles e a empresa. Assim, o mapeamento oferece um bom ponto de partida para tomadas de decisão assertivas, que serão cada vez mais inclusivas e participativas.
Como funciona o mapeamento de stakeholders na prática
A execução do mapeamento de stakeholders envolve a consideração de uma série de detalhes. Tais elementos servem para que a empresa possa mensurar o impacto que cada parte interessada projeta sobre ela.
A partir disso, serão elaboradas estratégias de relacionamento com estes agentes. Nelas, alguns limites se estabelecem. Sobretudo no que diz respeito à possibilidade de intervenção destes grupos em cada etapa do projeto. Posteriormente, mapas de fácil visualização irão traduzir estas definições. Já que o objetivo é justamente ganhar eficiência na hora de operacionalizar.
Aqui na LVBA, o trabalho de mapeamento de stakeholders foi o ponto de partida para o desenvolvimento de toda a campanha da ‘ABIAD – Adoçantes são seguros’. Fato! Utilizando técnicas avançadas de ciência de dados, ciência de rede e etnografia digital, fizemos o mapeamento dos stakeholders que influenciam o tema ‘adoçantes’, integrando não só fontes online, mas também off-line. Clique aqui para conferir esse resultado.
Devemos lembrar que o mapeamento é uma tarefa de responsabilidade. E nenhuma parte pode ser desconsiderada do projeto. Como o grau de interferência de cada um varia dentro dessa perspectiva, o maior obstáculo é equilibrar os interesses da empresa e alinhar objetivos em comum. Porém, aqui na LVBA, a assistência profissional é indispensável. Isso independentemente de qual seja a finalidade do projeto.
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