Manual de gestão de crise

Manual de gestão de crise

A finalidade principal do manual de gestão de crise é definir linhas de conduta de maneira ordenada e ágil para as empresas.

De antemão, este é um documento personificado que estabelece um plano de ação contra crises empresariais. A finalidade principal do manual de gestão de crise é definir linhas de conduta de maneira ordenada e ágil para as empresas. Afinal, momentos de dificuldade tendem a gerar desgastes em escala generalizada, afetando colaboradores, gestores e até a própria imagem da empresa. Assim, o manual surge como uma espécie de código preventivo de conduta corporativa. 

Acontece, porém, que a elaboração desse guia demanda a análise de uma série de questões. Isso porque todas as iniciativas devem objetivar a minimização de riscos, bem como atender às necessidades específicas de cada gestão. Assim, por tratar-se de situações que são naturalmente desgastantes, as empresas precisam estar preparadas para agir com eficiência e pró atividade. Mas, tudo isso está condicionado ao quanto se conhece a respeito da própria cultura empresarial, seus valores e normas. 

Manual de Crise personalizado

Todo diagnóstico de crise requer uma análise detalhada e rápida na identificação da gravidade de problemas. Essa é uma condição primordial na hora de preparar um manual de gestão. Nesse caso, para a segurança da empresa, o manual deve delegar funções e prever o papel que cada colaborador irá desempenhar em momentos de crise. Um exemplo disso são os porta-vozes. Pois, somente pessoas autorizadas poderão mediar as relações com a mídia. As mensagens, por sua vez, deverão exprimir o posicionamento da companhia de modo consistente, do início ao fim.

Na LVBA, nosso serviço de preparação de manuais de crise leva em conta a realidade das empresas como um todo. Por isso, fazemos levantamento de informações essenciais, tais como riscos, mapeamento de stakeholders envolvidos, mensagens que a empresa deve ou não veicular, e até mesmo orientações sobre como acompanhar resultados.

Em não raros casos, muitas empresas adotam manuais genéricos, que não foram criados especificamente para aquele negócio. Entretanto, assim como nas dietas e planos de exercício físico, medidas não personalizadas podem até dar certo no início, mas com o surgimento das dificuldades e desafios, é preciso levar em conta a realidade interna de cada empresa. Recomenda-se, nesse caso, que os manuais sejam implementados via treinamento de crise. Já que, quando um problema inesperado e de grande escala surge, não há tempo para pensar em todos os detalhes.

A sua empresa está preparada?

O manual de gestão de crise serve para antecipar situações inesperadas. Além, também, de otimizar o tempo e a capacidade de resposta da empresa. Caso não exista um documento esclarecendo informações sobre ela, muito esforço poderá ser desperdiçado. É por isso que o serviço de elaboração de um manual faz mais que prescrever recomendações gerais. Ele integra uma estrutura operacional complexa que é vital para as corporações.

Você é gestor e está precisando preparar suas equipes? Nós da LVBA temos a solução. Elaboramos manuais de forma customizada e totalmente adaptada às suas necessidades.

Contate nossa equipe para ampliar a capacidade preditiva de sua empresa e ganhe mais tempo e habilidade para se adaptar frente aos mais diversos cenários.

Precisa de ajuda? Preencha este formulário!

Entraremos em contato para avaliar como podemos tornar a Comunicação de sua marca mais efetiva!

**Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses.

Categorias

Search
Close this search box.