Quando o assunto é identidade visual, resultados de destaque são adquiridos por aqueles que sabem inovar com propósito. Para se diferenciar dentro do mercado hoje, as empresas devem materializar na marca a potência e qualidade de seus serviços. Essa é uma tarefa que recai sob os domínios do design, embora não pertença exclusivamente a ele. De um modo geral, a criação visual reparte-se em dois pilares: a comunicação visual e a produção gráfica. Ambas amarram-se a um projeto de comunicação maior, chamado de Branding, que dará função ao design.
Enquanto a comunicação visual está alinhada às estratégias de crescimento das empresas, a produção gráfica executa os elementos materiais dessa comunicação. Ou seja, através de uma fusão entre esses dois domínios, criam-se os propósitos da marca, que vão direcionar toda a cadeia de comunicação visual dela.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Comunicação visual
A comunicação visual corresponde ao marketing orientando por aspectos visuais de uma marca. Entretanto, diferente da produção gráfica, ela está ligada de maneira mais forte aos valores e o público da empresa. É por isso que podemos chamá-la de “vitrine”, já que o objetivo principal é traduzir a “alma” das empresas em formato visual.
Em outras palavras, isso significa que o serviço de comunicação visual será responsável por captar os aspectos essenciais da marca e projetá-los para o público que ela busca dialogar.
Nesse caso, todo trabalho de design gráfico é utilizado com a finalidade de entregar informação visual atraente e assertiva. Essa função desdobra-se em: tratamento e edição de fotos, desenvolvimento de infográficos, ilustrações e demais recursos gráficos. Assim, pode-se dizer que a comunicação visual abraça um nicho específico do Marketing Digital.
Com a forte influência do marketing de comunicação visual nas campanhas publicitárias, manter a atenção em características como tabela de cores, harmonia e disposição de informações é algo que atrai resultados positivos. Entretanto, essa atividade vai muito além da criação, na medida em que suas formas expressivas carregam consigo uma intenção planejada. Afinal, o aspecto visual é peça-chave na hora de construir a imagem da empresa. A mensagem, por sua vez, traduz-se no formato gráfico, que posteriormente dará suporte aos conteúdos produzidos em nome da marca.
Para que essa função seja bem-sucedida, é preciso buscar constantemente os recursos que conferem modernidade e que projetam a marca para o futuro. E é nesse momento que a produção gráfica entra em cena. Pois ela é responsável por materializar as marcas em estratégia visual. Acompanhe a explicação desse serviço na sequência.
Produção Gráfica
A criação gráfica é um serviço ligado à identidade visual das marcas. Quando se pensa em posicionamento, a primeira coisa que nos vem à mente é uma comunicação expressa em forma de discurso, não é mesmo? No entanto, a comunicação compreende processos que estão muito além da escrita. E é aqui que a representação visual entra em jogo. Pois toda marca deve ser eficiente e inovadora no momento de traduzir a sua identidade em recurso imagético.
Acreditamos que um trabalho de produção gráfica de qualidade não apenas cria, mas transforma. Por termos uma visão comunicacional integrada, seguimos uma linha de criação que valoriza e dá forma à essência das marcas. É assim que ajudamos as empresas a estruturarem seus projetos de comunicação visual.
Afinal, no mercado competitivo atual, somente as marcas mais arrojadas, modernas e autênticas têm seu lugar de destaque.
Se você deseja ir mais longe e obter diferencial competitivo de mercado, conheça as nossas ideias! Vamos projetar sua marca para o futuro e despertar o interesse de comunicação em sua empresa. Inovação orientada a resultados é o compromisso que desejamos manter com nossos clientes.