Diplomacia digital

Diplomacia digital

A diplomacia digital corresponde ao domínio de atividades ligadas à reputação das empresas na internet.

A diplomacia digital corresponde ao domínio de atividades ligadas à reputação das empresas na internet. Essa reputação, entretanto, diz respeito às boas práticas comunicativas mantidas em nome das marcas e seus gestores. É por isso que costumamos associar esse tipo de serviço à definição de um estatuto comportamental com foco em ambientes digitais.  

Hoje, toda prática que se exercita dentro deste âmbito depende, em grande medida, do desempenho de das tecnologias de informação. Mas afinal, em que medida as agências de comunicação podem contribuir para alavancar a reputação das empresas através desse serviço? Acompanhe a leitura para entender como a diplomacia digital se tornou a peça-chave dos negócios.

(inserir imagem aqui)

Por que as marcas investem em práticas diplomáticas?

Conforme explicamos anteriormente, a diplomacia digital se pauta pelo trabalho de criação de projetos focados no uso de mídias sociais. Antes de explicar qualquer coisa, é preciso reconhecer que a internet penetrou todas as esferas de funcionamento da sociedade. E, no que diz respeito ao campo das Relações Públicas, não foi diferente. 

Nesse caso, é preciso pensar que o conceito de diplomacia não mais serve exclusivamente às finalidades governamentais. Embora a diplomacia digital também constitua estas relações formais, devemos considerar que essa noção se estende à condução de outros negócios. Assim, qualquer atividade que envolva o posicionamento de uma marca demanda a mediação de alguma ação diplomática.

No caso da diplomacia digital, ela difere-se da ideia tradicional porque cria um novo cenário, online, sobre o qual os comunicadores devem estar preparados para trabalhar. Mas para além das facilidades mais gerais já conhecidas, a internet demanda também maiores cuidados referentes ao compartilhamento de informações. Afinal de contas, as redes sociais são excelentes ferramentas de visibilidade e de relacionamento com os públicos. Todavia, não se pode ignorar o fato de que, naturalmente, todo ato público requer atenção.

Como a LVBA pode ajudar a sua empresa a aderir a diplomacia digital?

Assistir uma marca chegar mais longe e ter destaque no ambiente digital é o sonho de todo comunicador. Mas muitas medidas cautelares devem ser tomadas previamente para que esse resultado seja factível. Exemplos simples e práticos ajudam a ilustrar isso. Você já imaginou como a falta de cuidado pode afetar negativamente na reputação de uma empresa?

Então suponha que sua marca fechou uma parceria de negócio com outra empresa. No entanto, seu parceiro sempre esquece de mencionar você nos materiais referentes a essa ação, que são eventualmente publicados nas redes sociais. Certamente, essa situação causará uma má-impressão.

Apesar de parecer pequeno, detalhes como esses requerem fiscalização. Nesse caso, uma maneira de evitar os problemas seria criar manuais de boas práticas. Eles funcionam como ótimas ferramentas de orientação para executivos e colaboradores.

Pensando nas novas demandas que acompanham o fenômeno da internet, nós da LVBA oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de contratar equipes especializadas em diplomacia digital e produção de conteúdos institucionais

A expertise de nossos profissionais nos habilita a ajudar as marcas a atuarem ativamente no ambiente digital. Elaboramos dicas totalmente personalizadas e adaptadas às necessidades de nossos clientes. Lembrando que todo trabalho é desenvolvido com base em análises e estudos de setor.

Afinal, se as formas de comunicar mudaram, é preciso saber aproveitar de forma concisa e segura todas as potencialidades da Internet. Aqui, nós sabemos identificar aonde a sua marca precisa chegar e como realizar esse objetivo.

Para utilizar a diplomacia digital de forma eficiente, contate nossa equipe de comunicação na LVBA. Estamos preparados para promover a modernização que seus negócios precisam. 

Esse conteúdo foi útil para você? Acesse nosso setor completo de serviços clicando aqui.

Categorias