A criação de conteúdo está localizada um passo mais além do gerenciamento de mídias sociais. Afinal, essa atividade compõem uma cadeia de comunicação mais ampla e complexa. Ela envolve os processos de criação, aprovação e entrega de materiais com as mais diversas finalidades. Além do mais, o marketing de conteúdo demanda aspectos de visibilidade e controle constantes. Isso deve se estender desde as etapas iniciais até o fim de cada ação. Acompanhe a leitura para conhecer mais sobre essa metodologia.
O que é o marketing de conteúdo?
Esse é um serviço de otimização e criação de materiais de comunicação. O marketing de conteúdo difere-se das outras estratégias de comunicação digital porque seu foco não está voltado necessariamente para a marca. Nesse caso, a ideia é produzir conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo da empresa. Estes materiais geram efeitos de maneira sutil e indireta. Mas proporcionam retornos bastante satisfatórios, tais como ganho de autoridade e credibilidade, por exemplo.
Com a ampliação das experiências de consumo, o marketing digital precisou adotar novas abordagens, que agora são muito menos invasivas. Principalmente em comparação com o trabalho de marketing de vendas do passado. Nesse contexto, a criação de conteúdo surge como uma maneira de aumentar a visibilidade das marcas, sem perder de vista as necessidades dos clientes. Assim, dedica-se maior esforço no mapeamento de públicos-alvo, bem como na elaboração de conteúdos com temas que estejam vinculados aos produtos vendidos pela marca.
Com essas informações em mãos, as equipes de comunicação podem planejar ações de aproximação e conversão de clientes. O foco é elaborar conteúdos menos invasivos e mais assertivos. Isto significa não apenas ativar redes de contato, mas também despertar o interesse e atenção do público.
Dessa forma, é necessário que se estabeleça alguma relação de conveniência. Afinal, as pessoas precisam se sentir atraídas pelo conteúdo que sua marca produz. Essa é uma boa razão para que elas decidam espontaneamente acompanhar o fluxo de conteúdo dos canais de comunicação da sua empresa. Uma forma de fazer isso é produzir textos, e-books vídeos e outros materiais que ofereçam algum tipo de informação prática para aqueles que consomem os produtos da marca.
O marketing de conteúdo, portanto, está fortemente atrelado ao inbound marketing, cuja essência está no relacionamento estabelecido entre a marca e os consumidores.
Como fazemos marketing na LVBA
Aqui na LVBA, nossa finalidade não é a venda, mas sim a experiência que proporcionamos ao cliente. Essa visão se reflete em nossos serviços, que prezam pela qualidade e utilidade em qualquer atividade comunicativa. Partimos da premissa de que é preciso que as empresas adquiram autoridade em seus setores de atuação para que possam crescer organicamente. Acreditamos que a autoridade é reconhecida quando a empresa demonstra ter conhecimento amplo sobre as funcionalidades daquilo que vende.
Por isso, elaboramos projetos que abarcam os objetivos específicos de cada negócio, entregando materiais personalizados e com qualidade. Esse serviço ajuda a manter a base de clientes ativa e inclui ações direcionadas, tais como e-mail marketing, newsletter e apoio para estratégias de mídia social.
Se a sua empresa está precisando desenvolver estratégias duradouras marketing de conteúdo, entre em contato com a nossa equipe na LVBA. Através de projetos de comunicação assertivos, transformamos as marcas em referência dos seus setores.