Monitoramento e análise de mídia

Monitoramento e análise de mídia

O monitoramento e análise de mídia é um serviço abrangente que te habilita a produzir conteúdos mais relevantes.

Você já imaginou que é possível fazer um uso mais atualizado do trabalho de assessoria de imprensa na sua empresa? O monitoramento e análise de mídia é um serviço abrangente que te habilita a produzir conteúdos mais relevantes. Agora, para saber o que é essa atividade e como ela funciona, prossiga com a leitura!

Monitoramento de mídia: como essa ferramenta pode te ajudar?

Primeiramente, a prática de monitoramento é também conhecida entre os comunicadores como “clipping” ou “clipagem”. Assim, ela visa a otimização das estratégias de visibilidade ligadas à imprensa. Atualmente devido ao crescimento exponencial das ferramentas digitais, o monitoramento passou a funcionar de maneira mais ampla. 

Frequentemente, as equipes de assessoria de imprensa são responsáveis por mediar as relações entre empresas e a imprensa. Entretanto, o processo de monitoramento requer acesso amplo a dados extraídos pelas mais variadas plataformas. Pois o alto volume de informação que se obtém hoje é muito maior. Sobretudo quando comparamos ao período anterior à conexão móvel.

Dessa forma, o monitoramento de mídia é uma atividade específica que deriva da assessoria de comunicação. A diferença é que ela está muito mais ligada à produção de relatórios, análises, arquivamentos, agrupamento e organização de material produzido pelos canais de comunicação.  Esses canais podem ser: rádio, televisão, jornais etc.

Assim também, cabe acrescentar o fato de que a imprensa, em geral, atua de forma significativa no ambiente online. Isso amplia ainda mais o leque de veículos e informações a serem acompanhados. 

Nesse caso, quando o assunto é Marketing, a análise de mídia é fundamental, pois auxilia a estruturação dos planos de comunicação das empresas. Dentre os benefícios do monitoramento, podemos citar: 

  • acompanhamento de menções à marca nas redes sociais
  • avaliação das estratégias de geração de mídia espontânea
  • conhecimento das pautas e dos acontecimentos mais relevantes 
  • detectar a credibilidade da marca e os conteúdos vinculados à ela
  • utilização de métricas e estatísticas como suporte para tomada de decisão

Em tempos de conexão, faça diferente: gere resultados com a LVBA

A LVBA tem uma área dedicada à Inteligência da Informação. Ela é composta por profissionais multidisciplinares e especializados na análise de dados para produção de conteúdos estratégicos, que auxiliam na tomada de decisão das altas lideranças.

Entre os serviços oferecidos, destaca-se o monitoramento e análise de mídia. Assim, essa atividade é indicada para gestores que desejam obter maior controle de resultados. Deste modo, o monitoramento é um serviço estratégico que orienta e facilita a elaboração dos projetos de comunicação. Através dele você terá acesso detalhado e em tempo real dos principais resultados obtidos via assessoria de imprensa.

Aqui na LVBA, nós utilizamos uma plataforma com alcance global para obter resultados mais assertivos. Afinal, queremos possibilitar que nossos clientes aumentem suas capacidades intuitivas e produzam conteúdos que agreguem valor às marcas. Se você tem interesse em inovar nos projetos de comunicação da sua empresa, contate a nossa equipe!

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