Serviços

Media Training

O media training é um serviço de preparação de porta-vozes para organizações. Leia para saber por que sua empresa beneficia-se dele.

A facilidade das redes sociais e o boom das lives facilitaram, em boa medida, a conexão entre as empresas e o público externo. Mas você já parou pra pensar que mais informação nem sempre é sinônimo de boa comunicação? Estamos deslumbrados com as novas possibilidades de contato. Mas deixamos de notar o paradoxo que se gera dentro desse contexto expositivo.  Muitas vezes, conceber informações em excesso pode prejudicar a compreensão das pessoas. No mundo dos negócios não é diferente. Por isso, o programa de media training é um serviço que ajuda os profissionais a atuarem como os melhores representantes públicos de suas empresas.

Imagine hipoteticamente que você é o porta-voz de uma companhia e precisa fazer um discurso público. Experiências como essa podem te gerar pressão e ansiedade, independente da plataforma utilizada (internet, televisão etc), não é mesmo? Pois, evidentemente, há muita expectativa projetada e toda a atenção está focada em uma única pessoa. Junto disso, acompanha o sentimento de preocupação em não conseguir comunicar as informações desejadas.

Na prática muitos comunicadores erroneamente associam a qualidade de um porta-voz apenas ao ato de conceder boas entrevistas. Todavia, um bom comunicador não se restringe a isso. Uma comunicação eficiente é compreendida por amplos públicos. Logo, sua validação está atrelada a uma organização discursiva coesa do início ao fim.

Nesse sentido, o media training da LVBA é indicado para os profissionais que desejam desenvolver habilidades de relacionamento e atuação pública. Assim, o nosso treinamento funciona na prática como uma espécie de gestão de reputação, que prepara os gestores e colaboradores para falarem em nome de suas organizações. 

Qual a importância do porta-voz na atualidade?

Embora o estabelecimento de relações públicas com os veículos de comunicação seja uma condição necessária para as empresas, esse contato muitas vezes é pouco explorado. Além do mais, não basta aparecer, sem propósitos bem delimitados. O despreparo e a ausência de um porta-voz treinado pode impactar negativamente na reputação da empresa. É preciso saber comunicar na medida certa! E isso inclui a competência de  identificar situações arriscadas e conseguir evitá-las.

O media training como forma especializada de treinamento é útil para que os profissionais saibam administrar as mais diversas situações. Internacionalmente, esse tipo de serviço é visto como algo crucial para todos os gestores.

Assim, uma linha de abordagem mais segura e coerente estabelece novas orientações de conduta discursiva. Quando falamos em abordagem, estamos nos referindo não somente a preocupação em evitar a transmissão de informações desencontradas. Nosso treinamento ajuda os porta-vozes a desenvolverem a capacidade de selecionar mentalmente suas mensagens prioritárias.

Vale lembrar, também, que todo treinamento se estrutura com base no nível de maturidade em que cada empresa se encontra. A partir disso, define-se qual é a mensagem principal do cliente, seus valores éticos e profissionais, bem como quais são as pessoas mais adequadas para falar em nome da corporação. 

Com essas questões estabelecidas, os gestores, juntamente dos consultores de marketing, irão decidir qual é o enfoque metodológico mais conveniente para os fins da empresa. De qualquer forma, toda orientação serve ao objetivo imprescindível de aprimorar as práticas de comunicação da corporação.

Por isso, postura corporal, tom de voz, perfil de resposta, e outros aspectos relacionados serão avaliados durante a execução do treinamento de mídias. Afinal, evocar um porta-voz deve ser uma atividade encarada com muita seriedade e compromisso.

Como funciona o media training da LVBA?

Aqui na LVBA, nós oferecemos um modelo de treinamento que não se restringe a finalidade de ensinar os porta-vozes a performarem boas entrevistas.  Compreendemos que o ato de falar em nome de uma organização requer a habilidade de comunicar de forma objetiva e clara. Sobretudo porque, nos últimos tempos, o aumento do nível de exposição pública exige mais das marcas e organizações corporativas.

Pensando nisso, nosso treinamento é composto por duas partes: teórica e prática. Na primeira, utilizamos recursos ilustrativos focados em conceitos práticos e exemplos que ajudam a orientar boas saídas em situações complexas. Na modalidade prática, oferecemos simulações reais e formatadas para variados contextos. Essa metodologia permite que os gestores sintam-se mais preparados e adquiram maior controle frente a diferentes cenários e plataformas, inclusive as digitais (lives e entrevistas online).

Toda empresa hoje precisa negociar condições de visibilidade. Muitos reconhecem isso, mas poucos sabem de fato como posicionar-se de maneira sólida na mídia. Nosso compromisso com os clientes é fazer com que os seus negócios sejam reconhecidos por boas práticas públicas.

Entre em contato com a nossa equipe na LVBA- Comunicação para habilitar-se a gerenciar as ações públicas da sua empresa. Oferecemos treinamentos presenciais, 100% virtuais e híbridos. Sempre priorizando as necessidades de cada cliente.

Precisa de ajuda? Preencha este formulário!

Entraremos em contato para avaliar como podemos tornar a Comunicação de sua marca mais efetiva!

**Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses.

Categorias