A gestão de crise configura-se, sem dúvidas, como uma das atividades mais bem conhecidas entre os profissionais das Relações Públicas. Dentro desse âmbito, os planejamentos de comunicação mais complexos geralmente integram as estratégias de diagnóstico de comunicação e de gerenciamento de riscos. No caso, a matriz de risco é uma ferramenta criada justamente para auxiliar durante os processos de tomada de decisão das empresas.
Também conhecida como “mapa de risco”, a matriz é recomendada para corporações cujas operações necessitam de gerenciamento e avaliação contínua. Sabe-se que todo negócio requer um certo nível de exposição. Afinal, essa é uma condição inevitável para qualquer empresa. Entretanto, dispomos hoje de metodologias mais sofisticadas e eficientes no que diz respeito à capacidade preditiva dos negócios. Tais métodos desenvolvem-se para ajudar os administradores a avaliarem o potencial impacto de um determinado risco e a sua probabilidade de ocorrência.
Pode-se dizer que a matriz de risco é similar a outras matrizes de negócio, tais como os heat maps, por exemplo. Além disso, ela exerce uma função cada vez mais importante nas empresas. Sobretudo em virtude de sua praticidade e didática na demonstração de dados.
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Como funciona uma matriz de risco?
Basicamente, os mapas de risco apresentam dados em linguagem de fácil visualização e acessível a todos. Através da adoção de determinados procedimentos, aplica-se técnicas de geração detalhada de informações a respeito das operações empresariais. Assim, é possível visualizar qual é o impacto de cada ação. O que, por vez, ajuda a guiar os processos decisórios dos gestores.
Os benefícios da matriz estendem-se também para a análise de equipes. Além de servir para que se identifique quais ações devem ser priorizadas dentro da empresa. Essa é uma maneira de mitigar determinados riscos e até de criar formas de monitorá-los mais de perto, evitando a instauração de crises.
No entanto, para gerar uma matriz de risco, é preciso dispor de profissionais habilitados e conhecedores das metodologias de análise. Pois, acima de tudo, a eficiência de aplicabilidade de qualquer projeto está condicionada à capacidade de cruzar aspectos em perspectiva macro e micro. Por isso, os modelos de análise levam em conta as necessidades específicas de cada cliente. Lembrando que é preciso dominar o setor em que a corporação atua, inferindo sobre suas fragilidades e pontos fortes.
O mais importante é ter em mente que a matriz de risco é uma estratégia que, quando bem aplicada, funciona para todos os setores e negócios. Além do mais, gestões que trabalham com indicadores apresentam maior controle e, consequentemente, maior possibilidade de retorno e assertividade em seus planejamentos de comunicação.
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