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Você já ouviu falar no termo “marca empregadora“? Cada dia mais, o cenário do mercado de trabalho se modifica. E dele, acompanham novas tendências modernizantes. Entre elas, destaca-se o surgimento de uma nova geração de colaboradores. Agora mais exigentes e seletivos em termos de empregabilidade. Dentro dessa dinâmica, os papéis do empregador e do candidato reverberam tons distintos, não mais hierarquizados. Mas sim colocados em condições iguais de competição e exigência.
Nesse contexto, as empresas são chamadas a participar e precisam provar que são também agentes da sociedade. Afinal, o marketing de causas veio para ficar. E aqueles que tiverem medo de se posicionar pelas pautas sociais adequadas estarão fechando os olhos para as questões que afetam seus próprios negócios. É por isso que é preciso saber comunicar causas e propósitos!
Se você está envolvido com o mercado de trabalho há pelo menos 5 anos, já deve ter percebido que os contextos mudaram de forma muito repentina. De fato, não precisa ter passado por longas experiências para notar que a internet e a conexão online modificou profundamente todas as práticas humanas e comunicativas. No setor empresarial não é diferente. Assim como o relacionamento com os clientes e as práticas de consumo se complexificam, o ato de empregabilidade também vivencia novos paradigmas.
Ficou curioso? Então conheça o serviço de employer branding da LVBA e descubra como ele promete revolucionar a vida de sua corporação.
Employer branding: seja apaixonado pela sua marca empregadora!
Em tempos de conexão e informação acessível, cada vez mais as empresas precisarão provar que são verdadeiras marcas empregadoras. Ou seja, o modelo tradicional de contratação sofreu uma grande transformação. Ele não mais é engessado, e o poder de decisão não se concentra apenas nas mãos do empregador. O que acontece, na prática, é que o aumento da qualificação da mão de obra e da concorrência desenvolveu uma geração de empregáveis exigentes. Estas pessoas estão em busca de oportunidades de trabalho em organizações bem posicionadas e esclarecidas com relação a causas, propósitos e valores.
Nesse contexto, o employer branding é uma modalidade utilizada pelo marketing como estratégia de agregação de valor à empresa. Traduzido do inglês, o termo significa “marca do empregador”. Assim, como o próprio nome sugere, tal expressão designa um conjunto de práticas que irão construir a reputação de uma determinada marca. Essa é uma condição que ganha cada vez mais adesão dentro das culturas corporativas. Sobretudo em virtude das transformações profundas que o mercado tem protagonizado na atualidade.
Entretanto, o employer branding é mais que uma estratégia usada para atrair bons profissionais. Sua finalidade é também a de engajar os colaboradores que já trabalham na empresa. Já que, evidentemente, a rotatividade e a falta de identificação com a cultura organizacional atrapalha o fluxo de produtividade dos colaboradores e diminui a eficiência da gestão interna.
Comunicação de propósitos e causas
O público não mais aceita que as empresas recusem seus papéis enquanto ativistas da sociedade. Pelo contrário, entende-se hoje que os problemas sociais são compartilhados e que todos devem contribuir para um futuro melhor. Empresas que compreendem essa necessidade de transformação estão um passo à frente no mercado. Quando puxamos o tema para o marketing, passamos a compreender que o branding trabalha com pessoas. Sendo assim, sua matéria-prima é humana. Pois seus princípios e conceitos só são verdadeiramente apaixonantes quando carregam os valores intrínsecos de respeito e empatia pelos públicos.
Nesse caso, o employer branding surge como uma forma de revolucionar as marcas empregadoras. Isso porque ele promete abraçar as demandas da nova geração de profissionais que ingressam no mercado de trabalho atual. Pois, as profissões que já existem por mais tempo passam agora por diversas adaptações, ao passo que uma multiplicidade de outros novos cargos são criados para atender às exigências da comunicação digital.
Em meio a tantas transformações, a busca por profissionais criativos, dinâmicos e proativos torna-se maior entre os empregadores. Acontece, porém, que a concorrência também se ampliou, principalmente quando a comparamos com tempos anteriores. Assim, a construção de credibilidade da marca é um diferencial na hora de atrair colaboradores talentosos, que tornaram-se mais exigentes quanto ao posicionamento ético e comportamental das companhias. Isto inclui:
- Diversidade e inclusão
- Comunicação voltada para causas e propósitos
A sua empresa não pode ficar de fora nessa dinâmica. Bons talentos são escassos, mas você não vai perdê-los se conseguir se promover enquanto marca empregadora. Aqui na LVBA nosso propósito é construir marcas apaixonantes.
Contate nosso departamento de marketing para transformar seu desejo por mudança em valores reais!