Esse é um serviço baseado em pesquisa analítica e descritiva focada na construção de uma visão panorâmica sobre as empresas. Na LVBA, nosso Diagnóstico de Comunicação serve como fonte de informação para a aplicação de planos estratégicos dentro das organizações. Com isso, todos os detalhes da cultura corporativa são extraídos para que se defina realidade específica de cada setor empresarial.
Nesse momento, você deve estar se perguntando: como as informações levantadas via diagnóstico podem ser úteis às empresas? Pois bem, primeiramente, queremos que você reflita sobre quais motivos levariam os gestores a buscarem uma agência de relações públicas. Normalmente, essa procura se dá em virtude do aparecimento de questões internas que requerem soluções e/ou melhorias.
Não é a toa que a palavra diagnose, da qual deriva diagnóstico, é utilizada na biologia e nas áreas da saúde para descrever o ato de realizar descrições detalhadas e organizadas sobre as espécies. De modo similar, o Marketing apropria-se desse conceito para particularizar as mais variadas características de uma determinada empresa. Isso se faz com a finalidade de incrementar a performance das atividades comunicativas. Além, é claro, de atrair melhores resultados.
Um diagnóstico de comunicação pode acionar diferentes técnicas, a depender do grau de complexidade do negócio e até mesmo o contexto situacional da empresa. Mas de qualquer forma, a sua função é ampla. Ela abrange desde questões mais simples, como entender onde o cliente está e o que fazer para se chegar aos objetivos previstos, até avaliar questões mais complexas, tais como identificar como a marca é percebida pelos stakeholders, por exemplo.
Mas afinal, por que fazer diagnóstico de comunicação em minha empresa?
Tradicionalmente, uma parcela das empresas do mercado deixam de lado o diagnóstico. No entanto, o descaso atribuído a essa fase de identificação pode levar a chances reais de fracasso na aplicação de um planejamento estratégico. Através de anos trabalhando com as empresas, nossa experiência atesta que as ações embasadas por diagnóstico profundo tendem a gerar resultados planejados.
Nesse sentido, o Diagnóstico de Comunicação é caracterizado como a etapa inicial de desenvolvimento de um plano de ação corporativa. De certa forma, ele antecede todas as medidas de melhoria da cultura organizacional. Pois empreende um grande esforço de compreensão das dificuldades e desafios da empresa. É por conta disso que as equipes dos setores de Recursos Humanos e Marketing trabalham juntas durante a fase do Diagnóstico.
Na prática geral, o Diagnóstico é feito através da aplicação de técnicas de coleta de dados. Essa função é atribuída aos profissionais da Comunicação especializados em cultura organizacional. O objetivo é identificar a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa, a fim de prever melhorias no ambiente de trabalho. Também, avalia-se a eficiência dos canais internos de comunicação. Tudo isso é feito através de uma investigação detalhada e comprometida.
As gestões que têm por meta uma maior aderência nos seus respectivos segmentos de atuação necessitam de planos de comunicação eficazes. O Diagnóstico serviria, então, como um meio para atingir este fim. Lembrando que é somente conhecendo a empresa profundamente que se pode definir uma direção segura a ser seguida.
Solicite um diagnóstico com a nossa equipe na LVBA para ter mais segurança nos negócios da sua empresa.