Comunicar causas e ESG: essa é uma demanda crescente no ambiente corporativo. Cada vez mais, empresários, investidores e até públicos internos estão em busca de propósitos reais. E, desde então, a conduta corporativa passou a ser uma das maiores cobranças do mercado. Desse modo, empresas devem se mostrar dispostas a falar sobre seus propósitos e quais são os planos para torná-los reais.
Todavia, ser ativista hoje faz parte da vida ativa de uma organização. É por isso que a comunicação para causas, propósitos e ESG veio para promover a verdadeira mudança cultural. Acompanhe para conhecer mais sobre esse serviço, que promete alterar de vez a realidade social dos negócios corporativos.
Conhecimento de causas e comprometimento comercial
A comunicação para causas, propósitos e ESG é um plano de comunicação empresarial voltado para causas sensíveis ao interesse público. As gestões que inclinam-se para temas caros à sociedade estarão sempre um passo à frente no âmbito da geração de valores. Isso porque o maior desafio das empresas atualmente é conseguir dialogar com seus os mais diversos públicos. Nessa dinâmica, os problemas sociais também interferem nos negócios. Essa é a razão pela qual o Environmental, social and corporate governance (ESG) veio para ficar.
Traduzido do inglês, a Governança Ambiental, Social e Corporativa se tornou uma prática que está muito além do marketing orientado por rótulos. Isso acontece por uma razão muito simples. As novas gerações não estão mais dispostas a aceitar as empresas que não possuem alicerces sólidos e verdadeiros. Então, não basta apenas vender discursos de responsabilidade social. É preciso provar isso através de boas práticas.
No entanto, acompanhar as novas tendências que surgem durante esse ínterim nesse sempre é uma tarefa fácil para os comunicadores. Essa dificuldade tende a ser acentuada devido ao fato de que estamos inseridos dentro desse contexto de mudança, o que nos impossibilita identificar com perfeita clareza quais são as novas demandas sociais e o que pode ser feito.
Além do mais, poucas empresas estão prontas para receber o sinal dessas novas tendências. O que não configura-se exatamente como um problema. Afinal, construir comprometimento não é algo que se faz da noite para o dia. Tampouco dispomos de soluções prontas e estáticas para causas e propósitos.
ESG: conheça nossas frentes e ações
Tudo é sobre processo e transformação. Nesse sentido, mais importante do que estar pronto é ter a noção de que esse caminho deve começar a ser trilhado. Dessa forma, a comunicação voltada para causas e propósitos é uma maneira de preparar-se para um futuro inadiável, que acontece precisamente aqui e agora.
Aderir a estratégia ESG é uma maneira de alinhar resultados financeiros a uma tendência que tem sido cada vez mais cobrada dentro do universo corporativo. Mas, apesar desse ser o futuro do mercado empresarial, antes de abraçá-lo, é importante estabelecer um plano de comunicação que ofereça medidas de confiança, consistência e impacto positivo.
Definitivamente, o EGS é uma jornada. Um ponto de partida. Sob esse ponto de vista, é preciso descobrir quais são as causas que sua empresa defende. Somente assim é possível guiar-se através de uma linha segura de ação. Aqui na LVBA, nós temos uma noção clara disso. Nosso papel é acompanhar essa trajetória. Entendemos que nenhuma organização está 100% pronta, mas sabemos que o desejo de mudança é a regra de ouro da comunicação para causas e propósitos.
Estamos preparados para ajudar você a gerar valor compartilhado dentro de sua empresa. Através da capacitação, treinamento e consultoria para diversidade e inclusão, iremos projetar a sua marca para o futuro. É tempo de humanizar a sua organização! Entre em contato com a nossa equipe.