A abertura de capital é uma decisão importante e muito complexa para as empresas. Isso porque o processo é longo e, muitas vezes, delicado. Companhias de capital aberto necessitam de um setor de comunicação dedicado especialmente à gestão de dados e transparência digital. Essa é uma determinação jurídica que se gerou em função das orientações dadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Dentre as obrigações listadas pela entidade, está a criação de uma estrutura de relacionamento com os investidores.
Acontece, porém, que o mero cumprimento da legislação não é o suficiente para garantir resultados satisfatórios aos negócios. Acompanhe a leitura para conhecer o serviço de comunicação para abertura de capital. Saiba como ele pode ajudar a sua empresa a ter mais sucesso em operações corporativas.
A mensagem da sua empresa realmente comunica o que ela faz?
No momento da abertura de capital, muitas empresas se preparam do ponto de vista jurídico, e também para o relacionamento com os futuros acionistas. Mas você já parou para pensar que concentrar esforços apenas nesses dois âmbitos talvez seria uma maneira de deixar a comunicação aberta de lado em todo esse processo?
Pois bem, esse é um erro bastante comum. Ele acontece justamente porque se desconhece a real importância da comunicação para o sucesso dos negócios. As operações de abertura de capital não apenas impactam os acionistas ou empresários, mas a organização e os stakeholders como um todo. É por isso que a comunicação deve estar presente desde o primeiro momento da decisão de abertura. Afinal, mensagens prioritárias devem ser organizadas, de modo a conferir coerência e unidade discursiva. Sobretudo, quando há discursos considerados vulneráveis, e isso demanda um trabalho de comunicação anterior e mais persistente.
Nesse contexto, a comunicação para abertura de capital é fundamental porque os investidores demandam informações referentes à segurança e credibilidade das empresas listadas na bolsa. Por sua vez, estabelecer um plano de marketing com estes fins também viabiliza práticas de governança mais éticas e rentáveis.
Evidentemente, a aposta no relacionamento com o mercado tende a gerar valor e confiança nas partes interessadas pela empresa. Assim, a prestação de contas, a geração de relatórios e as demonstrações financeiras devem ser práticas habituais nas empresas que estão listadas no mercado investidor. Ainda que a comunicação não se concentre apenas nesse âmbito. Não podemos esquecer que comunicar não é somente relatar resultados, mas sim ter uma estratégia e saber avaliar o impacto de cada mensagem.
Na hora da abertura de capital, opte por ter uma estratégia de sucesso!
Não podemos ignorar o fato de que toda corporação de capital aberto está disputando por novas fatias do mercado, que estão para além dos clientes e compradores de suas mercadorias. Todavia, a própria ação da empresa converte-se também em produto. E, justamente por ser um produto, deve-se investir em planejamento de Marketing voltado para o fortalecimento da reputação da empresa e estratégias de relacionamento.
Porém, tudo isso pode ser muito desafiante para os gestores, já que o público investidor é variado e manifesta interesses distintos. Assim, transparência não significa apenas a abertura pública de dados. O princípio básico da comunicação para abertura de capital está no tratamento informacional. Ou seja, as informações devem ser disponibilizadas em formato e linguagem acessível para todos os públicos.
Se esse é o seu desejo, você está no lugar certo! Aqui na LVBA, nós consideramos a comunicação uma ferramenta indispensável no momento de abertura de capital. Ela não somente permite que os discursos comuniquem de maneira contextualizada, como também configura-se como um componente importante para o próprio sucesso da ação de abertura.
Você está precisando solidificar a sua companhia junto ao mercado? Nós podemos te ajudar! Estabelecemos planejamentos integrados, abarcando todos os aspectos que são essenciais para que a sua empresa ganhe reputação no setor de atuação dela. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.