A estratégia de comunicação interna também é conhecida como ‘endomarketing’. Ela refere-se a um conjunto de ações de marketing que visam a integração entre os gestores e colaboradores de uma empresa. Embora as campanhas de contato com o público consumidor sejam importantes para a marca, sobretudo na otimização de vendas, o relacionamento com o público interno é igualmente benéfico para as corporações.
Mais do que buscar resultados, é preciso perseguir propósitos. Afinal, o alinhamento entre todas as áreas de um negócio é um desafio que requer sensibilidade. Aqui na LVBA, acreditamos que as marcas são como pessoas. Elas precisam abordar necessidades reais e suas ações devem ter efeitos cativantes. Acompanhe a leitura para saber como a comunicação interna pode ser um novo jeito de engajar seus colaboradores, de forma mais dinâmica e transformadora.
Comunicação inovadora gera resultados relevantes
O objetivo principal da comunicação interna é criar canais que estimulem os colaboradores a participarem ativamente dos processos da empresa. Tais medidas inclusivas ajudam na liberação de fluxos de criatividade, bem como aumentam as taxas de desempenho e produtividade. Principalmente porque motivam os funcionários e trazem mais harmonia à cultura corporativa.
Desse modo, investir em marketing interno é também uma maneira de melhorar os resultados da empresa. Já que garante ambientes de trabalho mais agradáveis e satisfatórios para todos. Assim, o serviço de comunicação interna vem para reforçar a mensagem e os valores prioritários das empresas. Mas, para que isso aconteça, todos os canais de contato devem servir estrategicamente como ferramenta de divulgação e transparência das ações que acontecem no ambiente empresarial.
Lembre-se: cultura organizacional não se faz com palavras, mas se demonstra em atitudes. Faça com que a sua empresa esteja ligada a valores reais. Crie conexões emocionais com pessoas e propósitos sociais. Os seus resultados virão como consequência dessa mudança. É preciso saber agir diverso e tirar os propósitos do papel. Traga eles para o dia a dia da sua empresa!
Comunicação interna: construa estratégias focadas 100% no seu negócio!
Muitos são os propósitos pelos quais os gestores se sentem motivados a aderir o investimento em marketing interno. Com o surgimento das startups e de uma nova geração de profissionais no mercado, diversas práticas corporativas precisaram ser reformuladas. Entre elas, o alinhamento organizacional interno. Então, como uma maneira de acompanhar essa tendência, muito mais dinâmica, as empresas passaram a valorizar as estratégias inovadoras voltadas para cultura empresarial.
Nesse caso, um ambiente de trabalho que abrace ideias inclusivas e diversificadas de gerenciamento interno terá mais facilidade para evitar problemas como o de rotatividade de colaboradores, por exemplo. Também, como efeito adicional, a comunicação interna ajuda a desembaraçar o fluxo comunicativo da empresa.
Para que isso seja possível, é preciso estruturar um planejamento de comunicação que dê conta de levantar todas as demandas da organização. Ouvir a percepção dos colaboradores e alinhá-las com a expectativa dos gestores é a chave para qualquer iniciativa de endomarketing e outros compêndios administrativos.
Você é gestor e deseja aumentar o nível de engajamento e integração de sua equipe? Investir em ações internas é o caminho! Contate nossa equipe na LVBA Comunicação para saber como aprimorar as experiências comunicativas de sua empresa.