A comunicação de resultados é um serviço focado em estratégias de divulgação e transparência de informação. Embora seja reconhecido que toda ação ligada à imagem corporativa passa necessariamente pelo crivo comunicacional, muitas gestões desconhecem a importância de um reporte de resultados que comunique informações de maneira efetiva.
Apesar de ser vital, nem sempre o fluxo comunicacional é operado harmonicamente dentro das culturas organizacionais. Embora exista uma lei brasileira que obriga as empresas de capital aberto a reportarem seus resultados aos acionistas e demais públicos, essa é apenas uma obrigação legal que compõem a rotina dos negócios.
Mas será que há diferença entre o mero ato de reportar resultados e a ação de comunicar? Acompanhe a leitura para descobrir.
Comunicação aberta é comunicação contextualizada!
Gestões que prezam por bons resultados devem estar cientes da centralidade que a comunicação exerce nos seus negócios. Essa é uma das funções mais elementares de uma empresa, já que ela estabelece o contato entre os colaboradores e gestores, clientes e marcas, bem como fornecedores e os organizadores dos setores operacionais. Por isso, podemos dizer que a atividade comunicativa aciona integralmente toda cadeia produtiva das empresas.
Dentro desse cenário, a comunicação de resultados serve como uma ferramenta estratégica de divulgação das mensagens prioritárias das empresas. Portanto, mais do que cumprir com as exigências legislativas e demais protocolos do ofício, comunicar é solucionar questões de forma eficaz. Além de transmitir informações de modo compreensível para todos os públicos interessados.
Um exemplo muito prático disso diz respeito à própria construção da marca da empresa. Se a mensagem divulgada através dos canais de publicidade não é assimilada pelos colaboradores, haverá uma disparidade entre o que se diz e o que se pratica no dia a dia organizacional. Situações como essa apenas refletem um desalinhamento grave dos setores da empresa. Com isso, o risco que se corre é o de também não ser efetivo ao dialogar com seus públicos externos e stakeholders.
Embora possa parecer um detalhe, um problema de comunicação pode afetar drasticamente os resultados da empresa. Isso porque a falta de unidade representa uma fragilidade perante o mercado, que agora demanda discursos coerentes e responsáveis por parte das organizações. Nesse caso, trabalhar a comunicação de maneira simplificada e efetiva não é uma questão de opção, mas de necessidade no universo corporativo.
Inovação e transparência: como a comunicação de resultados pode ajudar o seu negócio
Falando de forma sucinta, comunicação de resultados é aquela que consegue ser aberta, transparente e contextualizada. Essas características são essenciais para que uma mensagem seja compreendida por todos os tipos de público.
Pensando nessa necessidade, a LVBA oferece o serviço de comunicação de resultados com enfoque estratégico em ações de divulgação e posicionamento corporativo. Oferecemos uma assistência personalizada e inovadora que nos permite avaliar o alcance e os resultados de todas as ações de nossos clientes. Prezamos pelo estabelecimento de possibilidades efetivas de diálogo entre as empresas e seus diversos públicos. Isso, para nós, é comunicação de resultados de verdade!
Se você é um gestor e deseja implementar um projeto de comunicação integrada em sua empresa, está no lugar certo! Nós da LVBA-Comunicação trabalhamos com atenção e assertividade para transformar suas ações em resultados. Entre em contato conosco para mais informações.