O mercado atual está em constante modernização. Com isso, as operações de compra e venda também se modificam. Para que as empresas consigam acompanhar todas as tendências, investir em comunicação de fusões e aquisições é primordial. Sobretudo para aqueles que desejam alcançar posições mais vantajosas no mercado. Acompanhe a leitura para saber como a comunicação de fusões e aquisições M&A, alinhada a um bom projeto estratégico, pode trazer rentabilidade aos seus negócios.
(inserir imagem aqui)
Fusões e aquisições M&A: para além do marketing de vendas
O termo M&A foi criado originalmente em inglês para designar o processo de fusão estratégica entre duas empresas, visando o aumento de produtividade e margem de lucro. Esse crescimento acontece de forma inorgânica, podendo se dar por meio de aquisições ou fusões. De qualquer forma, independente de qual seja a estratégia, o objetivo é sempre aumentar a fatia de participação dentro de um setor. No entanto, não se pode permitir que o interesse econômico eclipse a reputação da empresa.
Um dos momentos mais exitosos de uma organização é aquele em que se decide sobre uma fusão ou aquisição. De um modo geral, esse é um momento delicado. Afinal, as empresas concentraram esforços e energia para possibilitar esse evento. E embora ele represente muita alegria para os acionistas e gestores, também se gera muita insegurança entre os stakeholders e demais públicos. Tais como fornecedores, clientes e autoridades, por exemplo.
Na prática, a operação de fusão ou aquisição exige muita preparação por parte das empresas. Pois é necessário estabelecer novas redes de contato e ampliar conhecimento de mercado. Além do mais, empresas que ignoram a vulnerabilidade de operações como estas podem estar passivamente aceitando o risco de colocar em xeque toda a prosperidade dos negócios. Assim, uma comunicação bem feita é aquela que leva em consideração a ansiedade de cada um dos públicos afetados pela operação.
Cuidado especial com a organização: como a LVBA te ajuda rentabilizar com ética e segurança
Empresas que investem em comunicação voltada para o processo de M&A beneficiam-se por dispor de profissionais preparados para lidar com essa nova dinâmica corporativa. Isso porque o mapeamento e a monitoração do mercado é uma prática que deve levar em consideração os interesses específicos de cada empresa.
Por outro lado, no entanto, para que os negócios tenham o retorno esperado, todo o processo deve fluir de maneira ética e sigilosa. Nesse caso, o desafio é manter os públicos suficientemente informados. Já que, como empresas, precisamos dispor de uma cultura organizacional sólida e compatível com os valores esperados. Além do mais, dispor de critérios transparentes e perenes são muito bem-vindos na hora de continuar ou descontinuar uma marca. É por isso que a sua empresa precisa saber identificá-los com clareza antes de concretizar qualquer negócio.
Alinhada a esse objetivo, a comunicação de fusões e aquisições da LVBA ajuda a reunir informações sobre o mercado visado. Nosso serviço é eficiente ao sinalizar quais são as maneiras viáveis para que a rentabilidade possa acontecer. A vantagem competitiva desse planejamento é a visão estratégica e a unificação dos colaboradores em prol dos interesses comerciais da empresa. Isso sem perder de vista, é claro, os vínculos emocionais que foram criados entre a empresa e seus públicos ao longo da vida corporativa.
Companhias que atuam de forma significativa e inteligente no mercado são aquelas que criam sinergia e investem em estratégias de comunicação. As operações de fusões e aquisições são momentos de negócio, mas também de humanização das empresas. E sobre isso, nós da LVBA entendemos bem!
Você está em busca de novas abordagens e possibilidades de crescimento? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe para introduzir sua empresa nessa nova dinâmica de mercado.