Serviço

Advocacy

Propagandas bem sucedidas são feitas pelos próprios consumidores da marca. Saiba como o advocacy pode ajudar a sua empresa nesse desafio!

Uma propaganda de sucesso é aquela que é feita pelos próprios consumidores da marca ou dos serviços da empresa. Assim, o advocacy é uma prática de marketing que tem ganhado aderência pelas organizações mais fortes do mercado. Sua eficácia e efetividade se dá pelo estímulo de ações estratégicas coerentes e geradoras de engajamento dos públicos.

Originalmente, o termo ‘advocacy’  remete a um conjunto de práticas exercidas por grupos de indivíduos em torno de interesses em comum. De maneira semelhante, a palavra é empregada no Marketing para designar uma das mais importantes estratégias de engajamento. Ela consiste em atrair defensores espontâneos da marca através de ações que não passam necessariamente pela publicidade.  Acompanhe a leitura para saber mais!

Soluções originais para empresas autênticas: como advocacy favorece o seu negócio

O serviço de advocacy compreende um conjunto de atividades que objetivam a formulação de relações públicas visadas pelas empresas. Entre elas, governamentais e de comunicação. Esta comunicação estratégica se desenvolve com o interesse claro de promover o engajamento de públicos no tocante aos interesses e temáticas que envolvem a formulação das políticas públicas visadas pelas empresas.

Em outras palavras, cria-se formas abertas de fortalecimento da imagem corporativa através de um hábito bastante conhecido no vocabulário popular como “boca a boca”. Com isso, boas experiências de consumo e relacionamento convertem os clientes em divulgadores espontâneos da marca. É por isso que utilizamos o nome “advocacy” para caracterizar a técnica de mobilização desses potenciais interessados. Já que, em boa medida, eles tornam-se defensores da marca

A prática do advocacy ganhou aderência nas empresas após a comprovação do crescente impacto dos mecanismos de pesquisa online nas vendas comerciais. Estima-se hoje que a maior parte dos compradores busca referências na internet antes de efetuar a compra de qualquer produto. É por isso que o conceito tem influenciado cada vez mais na elaboração de campanhas de marketing das grandes marcas do mercado atual.

Assim, caberia às empresas utilizarem dessa poderosa ferramenta de Marketing como amplificadora de resultados e geradora de valor. Uma das vantagem de investir em estratégias de advocacy é que a margem de clientes cresce de modo orgânico e veloz. Pois, cria-se uma rede de defensores da marca, que irão não apenas recomendar os produtos para outras pessoas. Mas possivelmente validarão a mensagem da empresa através do livre engajamento nos espaços de visibilidade da internet.

Como aplicar este serviço em seu negócio

Primeiramente, é preciso reconhecer que sem comunicação não se faz advocacy. Isso é verídico por uma razão prática: uma comunicação de sucesso não é aquela que consegue ampliar os resultados financeiros pura e simplesmente. Consideramos que uma operação corporativa de excelência gera sim retornos. Entretanto, esse resultado é construído através de embasamentos sólidos e muito trabalho prévio de gestão de reputação. É somente por meio de ajustes de conduta corporativa e comunicação orientada que as empresas conseguem avançar rumo à uma gestão verdadeiramente comprometida.

Nesse caso, é importante compreender que consumidores “defensores” são exigentes. A mudança nos padrões da sociedade em geral forçou as empresas a re-avaliar a eficiência de suas ações, sobretudo no Marketing. Afinal, investir em propaganda não necessariamente gera identificação ou fidelização.

Para que um cliente assuma a posição de divulgador da sua marca, é preciso saber se posicionar. Com isso, as práticas de advocacy tendem a surtir melhores efeitos quando o que se apresenta ao cliente não é somente um produto, mas uma experiência subjetiva e cativante. E, nesse aspecto, a arte de influenciar e engajar públicos não se faz sem comunicação.

Aqui na LVBA, nossa equipe está apta para te ajudar a engajar clientes e melhor posicionar o seu negócio. Entre em contato conosco para sair do tradicional e superar as expectativas dos stakeholders da sua empresa.

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