Por mais clareza sobre Gestão Reputacional
A LVBA na condição de uma das agências pioneiras, desbravadora do mercado, vê-se na obrigação de manifestar-se pela busca de comunicação mais efetiva, menos instrumental e voltada para a criação de reputações sólidas e duradouras. Para isso, é necessário desconstruir verdades que se mostram totalmente ultrapassadas e provocar muita reflexão.
- Comunicação, comunicação corporativa, comunicação organizacional ou relações públicas são nomes que escondem o que realmente significam: Gestão de Relacionamentos;
- Comunicação não é assessoria de imprensa;
- Gestão de Relacionamento inclui:
- Definição e mapeamento de stakeholders e influenciadores
- Definição estratégica das narrativas para stakeholders
- Conhecer o que estes públicos falam sobre sua organização ou sobre temas correlatos
- Criação de ações que aproximam, por meio do diálogo, organizações de stakeholders
- Definição de métricas que estabeleçam metas e mensurem resultados
- Gestão de crise não é ação junto à imprensa. É o conjunto das ações que visam proteger a marca durante uma situação de crise. Pressupõe:
- Narrativas verdadeiras que podem ser comprovadas
- Agilidade
- Um comitê para gestão e acompanhamento da situação crítica
- Gestão de Crise é, antes de tudo, prevenção. E isso só é possível com o mapeamento dos riscos reputacionais;
- Comunicação interna não é fazer comunicados em e-mail marketings, TVs corporativas ou murais. É estabelecer diálogos com os empregados, principais defensores de uma marca. É promover engajamento e isso só acontece com envolvimento;
- A gestão de relacionamentos é fundamental para o estabelecimento de uma reputação sólida. Ressalta-se aqui que reputação é importante componente dos ativos intangíveis que, segundo muitos estudos, geram mais de 80% do valor de uma empresa
Almejamos ser relevantes sempre, propondo conversas, trocas, gerando novos conhecimentos, provocando, mesclando ideias e formando ideais. A razão de ser da LVBA é fazer comunicação que (se) importa, influencia e transforma.
A ética é o alicerce, ou seja, a base de todas nossas ações e visa à atitude responsável em todas as relações com pessoas, organizações, meio ambiente e sociedade.
Nesta base, estão 3 pilares:
- Conhecimento
- Envolvimento
- Inquietação para inovação