Em meio a tantas transformações proporcionadas pelo digital, novos códigos de conduta pública são requisitados. Empresas que preocupam-se com a imagem de suas marcas procuram, cada vez mais, se atualizar às novas formas comunicativas. Você também deseja acompanhar essa tendência? Então conheça uma das soluções mais utilizada no marketing digital: o manual de boas práticas nas mídias sociais!
O que é o manual de boas práticas?
Primeiramente, este é um documento que funciona como guia para campanhas de marketing digital. Assim sendo, o manual de boas práticas tem a finalidade de ajudar as empresas a aumentarem a visibilidade nas redes sociais. Além, também, de orientá-las sobre como atuar de forma ética e responsável nestes espaços. Desse modo, todo processo de gestão e monitoramento de mídias sociais demanda elaborações prévias de conduta. Estas devem estar prescritas no manual institucional de cada empresa.
Todavia, com o alto percentual de aderência ao digital e a crescente necessidade de marcar presença na internet, muitas empresas sentem dificuldade em alinhar estratégias de criação de conteúdo à gestão de marketing digital. Tal entrave acontece porque o gerenciamento de mídias sociais demanda um planejamento de comunicação estratégico. Geralmente, esse plano de ação abrange desde a criação de conteúdo para páginas oficiais até a postura pública de colaboradores que possuem perfis vinculados às suas empresas.
Questões referentes aos propósitos da marca, público-alvo e a mensagem da empresa precisam estar claras aos profissionais que administram as contas corporativas. Todos esses aspectos devem funcionar em plena harmonia com os valores e visão da marca. Dentre as principais atividades incluídas no serviço de elaboração de manual, podemos citar:
- elaboração de respostas-chave e personalizadas
- community manager ou monitoramento de interações
- orientações de conduta para representantes das empresas
Nesse sentido, por conta da relevância dessas ações, cada empresa deve dispor de um manual de boas práticas próprio. Afinal, nele constam todas as informações essenciais referentes à administração de redes sociais. A saber: nome dos colaboradores e suas respectivas funções, padrão de nomenclatura dos perfis, padrões de perguntas e respostas (quando necessário), imagens e logos que conferem a identidade visual da marca, natureza dos conteúdos a serem produzidos e muitas outras orientações gerais.
Por que adotar esse serviço em minha empresa?
Toda empresa deve dispor de um manual único e personalizado, que leve em conta as especificidades dos seu negócio. Muitos gestores já tem aderido ao uso desse serviço. Pois ele apresenta a vantagem de unificar as práticas de comunicação digital, bem como prever todos os cuidados que devem ser tomados ao se vincular publicamente à marca.
Assim, os colaboradores ficam mais esclarecidos e podem contribuir com a divulgação da empresa. Isso sempre obedecendo as regras de conduta da organização em que trabalham. Lembrando que toda ação que promovemos nas redes ficam registradas. E elas podem gerar reações tanto positivas quanto negativas. Logo, é preciso assumir qual impressão queremos passar aos nossos públicos.
Você é gestor e deseja dispor de maior segurança e controle durante a utilização das redes sociais de sua empresa? Aqui na LVBA nós realizamos atendimento tanto de marcas quanto de perfis corporativos. Nosso serviço compreende uma cadeia completa de ações, perpassando desde os pontos abrangentes e gerais até os mais específicos. Contate-nos para saber como fazer um uso estratégico das redes sociais.