A Voith Paper é uma empresa tradicional do setor de papel e celulose no Brasil. Fornece a maior gama de soluções tecnológicas e serviços aos fabricantes de papel. Em seus mais de 150 anos de mercado, aposta em inovação e soluções digitais.
Sua presença de relevância no setor, em apoio à fabricação de boa parte da produção mundial de papel, poderia ser fortalecida no ambiente digital. Por isso, decidiu ir mais longe, visando trabalhar de forma envolvente e aproximar-se de seus stakeholders, especialmente, do público geral, que nem sempre a conhece, apesar de usar diversos tipos de papéis que foram feitos em maquinário ou a partir de serviços prestados pela empresa. E foi aqui que a LVBA entrou em cena para mais uma ação de sucesso junto à Voith.
Confira detalhes dessa parceria!
150 anos de história expressos em uma solução!
Acima de tudo, nós da LVBA, prezamos por qualidade e valorizamos cada detalhe. Para fazer essa visão se valer na prática, pesquisamos tendências, com o objetivo de desenvolver soluções de comunicação ideais para alcançar os stakeholders da Voith. Após analisar dados, sugerimos a criação de um storytelling em vídeo, visando maximizar os resultados digitais.
Escolhemos o formato de websérie. O foco era contar histórias de personagens cujo dia a dia conta com a presença de tipos de papéis fabricados a partir de máquinas da Voith Paper. Vale lembrar que a técnica do storytelling serve para mais do que contar uma história. As empresas a utilizam para comunicar fatos inesquecíveis.
A série de vídeos está, atualmente, em seu segundo episódio. Com o qual superamos os resultados obtidos no primeiro episódio, que apresentou Xerém, um vendedor no Mercadão de São Paulo. Seu trabalho envolve o uso de caixas de papelão (papel embalagem) para a venda de frutas exóticas.
No episódio 2, fomos até o ICA, Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente, em Mogi Mirim – SP, para conhecer o trabalho da educadora social Maria Isabel Somme e entender a importância do papel para imprimir e escrever na realização de seu trabalho com crianças e adolescentes.
Nesse projeto, atuamos desde a ideia inicial da websérie, auxiliamos na escolha de personagens e gerenciamos a produtora nas gravações e edições dos episódios. Em seguida, desenvolvemos a estratégia e a divulgação, que consistiu em comunicação interna e externa. E se deu por meio de E-mail Marketing, WhatsApp, Mídias Sociais e Imprensa (orgânica), e impulsionamento pago no YouTube.
Acompanhe os resultados!
Voith: comunicação envolvente e humanizada
Por fim, nos orgulhamos de dizer que a campanha do segundo vídeo obteve mais de 121 mil visualizações, ficando 130% acima do resultado do primeiro episódio, no qual já havíamos batido a meta estipulada. Mais de 725 mil pessoas foram impactadas via imprensa. Com relação ao desempenho em mídia paga do YouTube, conseguimos um custo por view de R$ 0,01, muito abaixo da média do mercado, que gira em torno de R$ 0,15.
Para além de números, como resultado principal, conseguimos transmitir as mensagens prioritárias da Voith, comunicando seus valores e relevância de forma responsável e humanizada. Esses foram desfechos felizes, pois refletem nosso nível de comprometimento e qualidade. Afinal, uma comunicação que mobiliza é aquela que tem boas histórias a contar. E a campanha Voith – Seu papel no Papel é a expressão mais verdadeira disso.