O 5G é uma tecnologia recente no Brasil. Assim, antes da implementação do serviço, a população precisava ser informada sobre o tema. A Nokia, por ser uma das principais interessadas em fornecer estrutura para o 5G, abraçou essa causa. Com isso, nosso desafio era fazer com que as pessoas compreendessem as transformações dessa estrutura no cotidiano. Afinal, o tema deu o que falar antes da sua aprovação.
Desse modo, a LVBA juntou-se à Nokia para desenvolver um projeto de comunicação com foco em informação. Aqui, o conceito de publicidade ganhou uma nova face. Confira para saber mais!
Canal Meio e o mundo transformado pelo 5G
A princípio, firmamos uma parceria com o Canal Meio para a criação de conteúdos relacionados aos interesses da Nokia. O Meio é um boletim informativo digital que tem interesse em divulgar notícias sobre o universo tecnológico. Nesse sentido, a estratégia foi dar visibilidade ao tema do 5G. Pois a atenção do público precisava estar voltada para essa pauta em questão.
Todavia, por o Meio ser um canal digital, o nome da Nokia não poderia aparecer com tom publicitário. Apesar do seu nítido interesse pelo setor de telecomunicações, o foco era alimentar o público com matérias de curiosidade e elementos de surpresa. Essa foi a maneira que a LVBA encontrou de manter o assunto vivo nos debates.
Do mesmo modo, a marca se fortalecia, já que o Brasil estava prestes a ser transformado pela estrutura do 5G, de fato. Assim, foram produzidos 11 episódios que abordavam ‘O mundo transformado pelo 5G‘. Cada um dos episódios apresenta uma novidade.
Nesse ínterim, nós conseguimos engajar os leitores a respeito do tema. E ainda assim, aumentar o nível de conhecimento e informação sobre a prestação de serviços de telecomunicação no país. Assuntos como carros elétricos e voadores, conexão rápida e aprimoramento de atividades em geral tiveram grande performance através do uso da newsletter do Canal Meio. Afinal, informação de qualidade gera acesso de modo espontâneo.
Vale lembrar que a LVBA monitorou constantemente todos esses resultados.
Monitoramento e a ciência de dados da LVBA
A LVBA é especialista em análise de mídia. Logo, por meio de uma área dedicada à inteligência da informação, pudemos monitorar os resultados dos materiais informativos repercutidos pelo Canal Meio. Dessa forma, aspectos como evolução de performance, número de assinantes e textos mais lidos foram metrificados. Confira os dados abaixo:
Vale lembrar que as matérias jornalísticas exploravam diversos recursos do Canal Meio. Tais como: vídeos, textos e boletins informativos. Ainda assim, como forma de medir o engajamento e as discussões espontâneas, nós também acompanhamos as redes sociais. Nelas, pudemos identificar os principais assuntos que as pessoas estavam abordando ao referirem-se ao 5G.
Resultados do Branded Content para a Nokia
Por fim, podemos considerar que a estratégia de Branded Content foi um sucesso. A LVBA não só conseguiu manter o tema ativo através dos canais de comunicação disponíveis. Mas também ajudou a Nokia a gerar um fenômeno espontâneo de interesse pelo 5G entre os integrantes de seu público-alvo.
Por meio de ações rápidas, foi possível veicular informações relevantes e totalmente relacionadas ao setor de infraestrutura e telecomunicações e seus benefícios para o Brasil. E, assim, pudemos concluir mais um desafio com desfechos positivos e favoráveis à Nokia.