Falando sobre suicídio com o CVV

Cliente:

CVV - Centro de Valorização da Vida

Ano:

2020

Projeto:

Em 2020, o CVV contou com a ajuda da LVBA para a criação de materiais de conscientização contra o suicídio. Confira os resultados!

Em nosso país, o suicídio é um problema que mata pelo menos um cidadão a cada 45 minutos. Tal dado revela a gravidade deste quadro. Já que o ato de tirar a própria vida é considerado um problema de saúde pública. Ao compararmos esses números com doenças como HIV e alguns tipos de câncer, percebemos que o suicídio possui uma média ainda maior.

Contudo, apesar da importância do tema de prevenção ao suicídio, pouco se discute a respeito. Isso porque um dos maiores desafios das campanhas de prevenção é o tabu social construído em torno do tema. Nesse sentido, seja na sociedade, na mídia, ou entre os profissionais da saúde, existe uma clara dificuldade de abordagem do tema do suicídio.

Uma consequência desse preconceito é a falta de conscientização por parte da população. Ou seja, mesmo sendo um problema comum, a tendência é que o assunto seja mascarado. Com isso, ao ter ciência dessa responsabilidade, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário para pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.

Com mais de 59 anos de existência, o CVV  insiste na urgência de tratar o suicídio como uma questão de saúde pública. Assim, a entidade realiza mais de 3 milhões de atendimentos anuais. Seus serviços funcionam sob sigilo e contam com a assistência de 4.200 voluntários espalhados por 120 postos. Os atendimentos são realizados via telefone, carta, e-mail ou chat. 

Em 2020, a instituição contou com a ajuda da LVBA para a criação e repercussão de materiais de conscientização contra o suicídio. Acompanhe para saber mais sobre esse projeto transformador!

Comunicação que gera esperança: como trabalhamos o tema da prevenção ao suicídio

A LVBA elaborou um trabalho proativo de mobilização sobre o tema de prevenção ao suicídio. Durante toda a execução do projeto, focamos em ações de conscientização 100% responsáveis. Em outras palavras, priorizamos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao vestir a camisa da prevenção ao suicídio junto com o CVV, nós organizamos debates direcionados aos profissionais midiáticos. O objetivo era reduzir as dificuldades de abordagem do tema. Vale lembrar que essa atividade já é realizada anualmente desde 2012. Entretanto, em 2020, nós buscamos atualizar os principais representantes da imprensa, influenciadores digitais e publicitários ligados à causa.

A premissa era de que as opiniões moralistas ou julgadoras não poderiam dificultar o debate. Ou seja, incentivar as discussões é mais importante do que ditar regras sobre como lidar com a questão. Com isso, nós abrimos espaço para que as pessoas se sentissem confortáveis para falar sobre as suas barreiras emocionais.

Dessa forma, o debate realizado em 2020 foi totalmente virtual e encontra-se disponibilizado no canal do Youtube do CVV . Confira no trecho abaixo:

Acima de tudo, ações como essas são importantes porque o suicídio ainda é tratado como um tabu na sociedade. Desse modo, há uma pobreza de iniciativas coletivas para mitigar o problema. Quando pensamos que o suicídio é uma questão de saúde pública, seria pouco coerente focar apenas em soluções individuais. Portanto, foi preciso incentivar a colaboração de todos. E foi exatamente isso que a LVBA fez!

Continue a leitura para ficar a par dos principais avanços obtidos pela parceria entre a LVBA e o CVV.

Valorizar a vida gera resultados transformadores!

Durante a execução das medidas de conscientização coletiva, observamos que o tema “prevenção do suicídio” e as expressões “CVV” e “Centro de Valorização da Vida” foram cada vez mais buscados no Google. Frequentemente, os picos aconteciam no Setembro Amarelo, que é o mês dedicado à causa de prevenção ao suicídio. Lembrando que o CVV é responsável por gerir os sites oficiais e mídias sociais da campanha do Setembro Amarelo.

Com o lançamento da primeira edição da série “13 Reasons Why” da Netflix, em 2017, o CVV foi  também a principal fonte buscada pela imprensa. Isso porque a série conta a história do suicídio de uma adolescente. Desse modo, pouco depois do mês de lançamento da série, a procura pelo atendimento do CVV aumentou consideravelmente. Via chat, essa busca cresceu 445%. Ao passo que o número de voluntários da instituição multiplicou por três vezes. Estes resultados são demonstrados nas imagens abaixo:

 

Assim, como se pode notar, mais do que resultados, a LVBA priorizou as mobilizações em prol da causa preventiva do suicídio acima de tudo. Da mesma forma, apostamos em iniciativas que valorizassem a vida e a história de cada indivíduo.

Afinal, nós acreditamos que resultados transformadores são frutos de um longo e cuidadoso trabalho. E nada disso seria possível sem colaborações múltiplas e plurais, com pessoas de verdade!

Assim, como se pode notar, mais do que resultados, a LVBA priorizou as mobilizações em prol da causa preventiva do suicídio acima de tudo. Da mesma forma, apostamos em iniciativas que valorizassem a vida e a história de cada indivíduo.

Afinal, nós acreditamos que resultados transformadores são frutos de um longo e cuidadoso trabalho. E nada disso seria possível sem colaborações múltiplas e plurais, com pessoas de verdade!

Ficou interessado pelos nossos serviços? Clique aqui para conhecer outras frentes de atuação da LVBA.

Categorias

VAMOS CONVERSAR

Fale com a gente e faça um orçamento