A Dunlop é uma empresa fabricante de Pneus reconhecida mundialmente. No Brasil, ela pertence à multinacional de origem asiática Sumitomo Rubber. Sendo assim, este importante grupo atua no setor de tecnologia da borracha há mais de um século, fato que o tornou pioneiro na produção de pneus para automóveis no Japão.
Com o desafio de ganhar espaço no Brasil, a LVBA juntou-se à Dunlop para desenvolver um novo projeto de comunicação. O intuito era fortalecer a marca e seus produtos diante da concorrência. Isso considerando que o setor de pneus já possuía um mercado consolidado, com marcas reconhecidas pelo público.
Uma de nossas principais estratégias consistiu em atuar junto aos principais stakeholders da empresa. Isto é, jornalistas, formadores de opinião, associações do setor e influenciadores. Acompanhe os detalhes dessa jornada da Dunlop no Brasil!
Ações táticas: a identidade da Dunlop na imprensa
As ações estratégicas promovidas pela LVBA sempre buscam priorizar e incentivar a formação de relações sólidas entre as marcas e os jornalistas. Dessa forma, obedecendo a esse critério, nossa primeira ação estratégica foi desenvolver canais de contato para que a Dunlop pudesse fortelecer seu relacionamento com a mídia. Essa abordagem se deu em três etapas: cafés da manhã, visitas à fabrica e contato com as novas mídias.
Cafés da manhã
Acima de tudo, entendemos que bons resultados exigem relacionamentos “corpo a corpo”. Ou seja, a aposta em relacionamentos ativos por meio de políticas de boa diplomacia empresarial são essenciais. Por isso, a LVBA promoveu encontros trimestrais entre jornalistas e formadores de opinião e a diretoria da Dunlop.
Durante as ocasiões, nós aproveitamos para apresentar os principais temas da companhia e estreitar o relacionamento com a mídia, em caso de surgimento de pautas futuras. E, assim, o contato com a imprensa favoreceu o reforço das mensagens prioritárias da empresa frente ao seu setor produtivo.
Visitas à fábrica
Do mesmo modo, a visita à fábrica da Dunlop, localizada na Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, foi um verdadeiro sucesso! Lá compareceram 13 jornalistas de diversos veículos da mídia, e foram produzidas 63 matérias pautadas por esse mesmo evento. Aqui, a ideia foi ampliar a capacidade de inserção estratégica da marca nos espaços editoriais.
Contatos proativos com novas mídias
A busca por novos espaços para a Dunlop é um dos indicadores da nossa estratégia, que foi definida no início do ano. Nesse sentido, além de manter o relacionamento com os veículos já mapeados, a LVBA Comunicação buscou novas oportunidades de mídia espontânea. E também das chamadas “novas mídias“, tais como plataformas de conteúdos, blogs, influenciadores B2B e podcasts, por exemplo.
Abaixo, você pode conferir os resultados destas ações.
Resultados que transformaram a Dunlop!
Por meio das ações de assessoria de imprensa planejadas pela LVBA, a voz e a imagem da marca ecoaram mais longe! As estatísticas apontam que, dentre os assuntos repercutidos, o nome da Dunlop concentrou o maior número de citações. Ao todo, foram 13 matérias falando sobre a parceria com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA); e 19 pautando tecnologia para carros autônomos. Veja no gráfico a seguir:
Dessa forma, os expressivos números alcançados em publicações de matérias (clipping) pela Dunlop mostraram que a abordagem da empresa junto aos stakeholders garantiu bons resultados, que rendem retornos até hoje. A média de 80 publicações por mês prova que a Dunlop Pneus conquistou os espaços da mídia online offline de todo o país.
Por fim, pode-se dizer que esses resultados positivos são frutos do nosso foco prioritário em comunicação. E também dos indicadores de resultados definidos em 2020 no planejamento realizado entre a LVBA e a Dunlop.
Um desses indicadores é o Share of Voice. Por meio dele, conseguimos visualizar a relação entre os assuntos publicados sobre a empresa versus os publicados sobre os concorrentes. Vale lembrar que avaliamos os temas de forma quantitativa e qualitativa. Igualmente, nós também conseguimos monitorar os temas de maior repercussão, que eram publicações de mídia espontânea da imprensa brasileira.
Após a execução de um projeto de comunicação consistente e orientado por métricas, a meta da Dunlop foi conquistada com sucesso. Afinal, hoje ela é Top of Voice, estando à frente de seus concorrentes, que até então eram mais conhecidos que ela. E, ainda assim, de forma adicional, a empresa conquistou uma fatia maior de mercado.