Em tempos de responsabilidade social, todos devem contribuir com um mundo melhor. E a área da saúde não fica fora disso! Neste cenário, empresas, gestores e cidadãos juntam-se para solucionar problemas comuns. Dessa forma, a ABIMIP, atual ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), por ser uma forte apoiadora do sistema de saúde brasileiro, também abraçou essa missão. A contribuição da vez foi a celebração do Dia Mundial do Autocuidado.
Em primeiro lugar, no que diz respeito a medicamentos isentos de prescrição, as noções de autocuidado e de saúde devem ser trabalhadas com prioridade. Tendo em vista a necessidade de se fazer um uso consciente destes fármacos, a orientação é de que a população em geral conscientize-se sobre hábitos de saúde.
Contudo, embora a palavra ‘autocuidado’ remeta à práticas comuns de higiene, é importante pensar saúde em um sentido mais amplo. Ou seja, precisamos considerar desde cuidados simples até a harmonia das funções vitais do corpo. Nesse caso, a automedicação é também está inclusa nisso. Afinal, saber administrar aquilo que ingerimos é um dos caminhos para se ter uma vida saudável.
Nesse sentido, os cuidados de saúde devem ser praticados 24 horas por dia e sete dias por semana. Esse é o lema compartilhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele visa estimular uma atitude ativa por parte da população. Principalmente no que se refere à saúde e a autopreservação.
Todavia, o desafio para o ano 2021 foi estruturar um planejamento de comunicação de credibilidade e de visibilidade frente ao público-alvo. Afinal, o foco prioritário da campanha era a conscientização da população.
Confira a seguir como a LVBA ajudou a ABIMIP nessa jornada!
24 de julho: a atuação da ABIMIP no Dia Mundial do Autocuidado
A ABIMIP é uma instituição apoiadora do sistema de saúde e trouxe o mote da necessidade ativa e responsável com ela 24 horas por dia e 7 dias na semana. Juntamente com a associação, a LVBA trabalhou para otimizar os resultados das ações do dia internacional do autocuidado. O objetivo principal era reforçar o papel educativo da ABIMIP frente à imprensa, bem como orientar boas práticas de autocuidado.
Para isso, nossa equipe estruturou um trabalho de comunicação completo, prevendo estratégias online e off-line. Desse modo, o projeto se iniciou a partir de um estudo prévio, que serviu como ponto de partida para compreendermos o cenário geral da instituição. Além de mapear os influenciadores da causa.
Acompanhe os resultados dessa atividade nos tópicos a seguir.
ABIMIP na imprensa
O Dia Internacional do Autocuidado tem como meta principal o incentivo das práticas de qualidade de vida. Por isso, sete pilares foram criados com a finalidade de orientar a população rumo a uma atitude ativa e responsável. Dentre eles, temos como exemplo a atividade física, a busca por fontes de informação confiáveis, cuidado com a alimentação, hábitos de higiene e, principalmente, a utilização correta de medicamentos.
Assim, cada um desses temas está ligado a um objetivo específico. Integrados, eles garantem uma vida mais saudável a todos. Tendo isso em mente, a LVBA elaborou nove conteúdos direcionados especificamente para a imprensa. Individualmente, eles abordava temas específicos dentro dos sete pilares do autocuidado. Aqui, a ideia era oferecer material informativo e sensível às causas defendidas pela ABIMIP.
Do mesmo modo, foi por conta dessa causa que abraçamos o Branded Content como uma forma de elevar a relevância da informação em outro patamar.
Branded Content: uma mensagem relevante acompanha de uma solução inovadora
O Branded Content refere-se a um conjunto de ações que visam o aumento de resultados em comunicação. De acordo com isso, um dos braços mais fortes dessa estratégia é a criação de conteúdo com foco na marca. Isso significa que todos os materiais precisam associar-se ao público-alvo.
Sabendo do interesse da ABIMIP por ações mais assertivas e eficientes, o serviço de mapeamento de stakeholders feito pela LVBA ajudou a identificar quem eram os públicos-alvo da causa e, consequentemente, direcionar pautas e criações de conteúdo. Essa atuação se deu em duas frentes: online e off-line.
Assim também, nossos conteúdos reforçaram a importância do Dia do Autocuidado para conscientizar e engajar as pessoas sobre o impacto de cada ação. Nesse ínterim, especialistas apresentaram os dados da pesquisa ‘Autocuidado em Tempos de Pandemia’, feita em parceria com a editora Abril em 2020.
Escolha da embaixadora
Da mesma forma, para situar a ABIMIP na imprensa e nas redes, associamos um rosto à instituição. A embaixadora escolhida foi Izabella Camargo, que deu voz à campanha por meio da sua ligação com o tema. Ela engajou e convidou o público para discutir a importância do autocuidado dentro dos 7 pilares da ONU.
Além disso, no Dia Internacional do Autocuidado (24/7), a embaixadora finalizou a campanha com um bate-papo em formato de live com o Dr. Drauzio Varella. Ele foi convidado especial da ABIMIP, encarregado de discutir o tema do autocuidado.
Gestão de Linkedln para o Dia do Autocuidado
A LVBA também fez a gestão da rede social corporativa da ABIMIP. Este perfil serviu como meio de visibilidade para a campanha defendida pela instituição. Assim, divulgamos a hashtag #CompromissoEmAutocuidado, com o objetivo de ampliar o alcance dos materiais.
Por meio desta hashtag, divulgamos 3 carrosséis; 3 artes simples sobre a Live da semana do autocuidado com Izabella Camargo; o branded da Veja Saúde; e o vídeo do Dr. Vecina.
Dos sete posts publicados até 30 de julho, seis deles foram impulsionados e trouxeram 99% dos resultados das visualizações totais no conteúdo (impressões). Observe o retorno obtido através do Linkedln.
Por fim, todos esses resultados só foram possíveis por meio do respaldo técnico de amplos estudos e análises dedicadas pela LVBA. Nosso desafio maior era traçar estratégias que fossem capazes de impactar todos os públicos visados, entregando mensagens relevantes e comprometidas com os propósitos da ABIMIP: isso é geração de valor!