NIVEA na pandemia: ações que fazem história!

Cliente:

Nívea

Ano:

2020

Projeto:

Marketing de causas | Estratégia de Branding

A parceria profissional entre a NIVEA e a LVBA no combate a pandemia do COVID-19 fez história no país! Confira todos os detalhes do projeto.

Sem dúvida nenhuma, a pandemia do Covid-19 impôs um grande desafio para o marketing e seus comunicadores. Em meio aos impactos negativos, grandes marcas entraram na disputa por fatias de visibilidade nos espaços editoriais da mídia. Esse foi o caso da NIVEA, que trabalhou em parceria com a LVBA.

Todavia, momentos delicados como esse exigem voz ativa por parte das empresas. Também, espera-se que elas atuem de maneira relevante na solução de problemas que afetam tanto pessoas quanto negócios. Com isso, sabe-se hoje que a responsabilidade social deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade no mundo empresarial.

Nesse sentido, a NIVEA é uma marca que reconhece o seu papel no cenário atual. Com mais de um século de tradição, a empresa segue marcando a vida de muitas gerações de famílias brasileiras. A diversidade de mais de 500 de seus produtos de cuidado para pele vai além das prateleiras dos mercados e marca presença nos momentos mais especiais de cuidado individual e coletivo.

Assim, assumindo a sua responsabilidade social, e juntando-se aos mais variados setores e organizações, a NIVEA, em parceria profissional com a LVBA, contribuiu com a divulgação de ações preventivas contra o COVID-19.  Confira todos os detalhes desse projeto que fez história no país!

Reafirmando responsabilidade e criando memórias em prol de causas sensíveis

Num contexto de fome de abraços e distanciamento social, a NIVEA optou por reafirmar seu propósito mais valioso: valorizar o cuidado humano e os afetos.  De forma responsável, a marca assumiu que existem formas criativas de promover o contato humano e expressar sentimentos, mesmo à distância. Isso é algo que tem tudo a ver com o Brasil. Afinal, o afeto caloroso é o traço distintivo de nosso país. Desse modo, a empresa estendeu tal noção de cuidado para uma causa maior de proteção de pessoas e comunidades.

Como resultado, juntamente com a equipe de comunicação da LVBA, a NIVEA atuou de forma memorável no combate ao COVID-19. Em respeito e dedicação às famílias brasileiras, a marca aderiu às iniciativas focadas na proteção e nos cuidados básicos de saúde. Fato que a motivou a produzir 110 toneladas de álcool em gel.

Dessa forma, estes produtos foram doados, junto a kits contendo cremes e sabonetes, para hospitais, grupos de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A premissa principal era de que ‘todo cuidado é importante’. Valor defendido pela marca e divulgado através das seguintes frentes:

NIVEA na imprensa

O cenário era de incertezas e preocupações. Entretanto, através de um projeto estratégico de campanhas integradas, a LVBA foi eficiente ao promover ações de PR orgânico e Branded Content junto a veículos nacionais e regionais (impresso, online e eletrônico). Todos os conteúdos foram customizados, não só fortalecendo a reputação da empresa frente à imprensa, mas também ajudando a população mais vulnerável.

NIVEA na internet

Antes de tudo, como parte da solução das medidas preventivas contra o COVID-19, a empresa conquistou a confiança dos brasileiros ao provar relevância além do consumo. Para isso, recorreu-se aos influenciadores de relacionamento da marca, especialmente no Nordeste, que era uma região estratégica para a empresa e com foco de doações.

Todavia, a principal iniciativa consistia no envio de cartão eletrônico via e-mail, acompanhado de vídeo explicativo sobre a ação de produção e doação de álcool gel. Essa iniciativa foi compartilhada e repercutida por influenciadores nas redes sociais.

NIVEA de dentro pra fora

Além das ações de PR focadas no público externo, outro objetivo da empresa consistiu em engajar o público interno por meio de divulgação da marca. Por isso, a LVBA ajudou a engajar conteúdos relevantes e traçou estratégias para converter os públicos em compartilhadores espontâneos das ações da NIVEA.

Uma novo capítulo na história da empresa: resultados que fazem a diferença

Conforme todos sabemos, a pandemia foi um evento inesperado. Seus efeitos impactam a sociedade, indo desde aspectos de isolamento até os cuidados pessoais de higiene. O que ninguém imaginava era que até mesmo as empresas viveriam uma transformação profunda em seus negócios. 

Contudo, a NIVEA foi bem sucedida ao cumprir seu papel social em prol de uma causa tão relevante. Sua posição foi clara ao reafirmar o valor mais caro à marca: o cuidado. Como consequência, os resultados de todas as ações conjuntas agregaram valor e relevância para a empresa. Confira:

Resultados da NIVEA na imprensa editorial brasileira

Pela primeira vez na história, vimos o Jornal Nacional da TV Globo criar um quadro específico para divulgação das ações sociais das empresas, intitulado Solidariedade S.A. Entre elas, a NIVEA chamou atenção por ser uma das marcas que mais contribuíram com o desenvolvimento social e econômico do país. Isso durante a crise sanitária mais grave dos últimos anos. 

Todavia, também nos orgulhamos de dizer que a  LVBA intermediou e apoiou o presidente da NIVEA Brasil, Christian Göetz, em sua participação – por duas vezes – na reunião virtual do Comitê Empresarial Solidário, organizado pelo Governo de São Paulo e transmitido ao vivo em diversos canais.

Ao apostarmos com solidez no marketing de causas e estratégias de branding, conseguimos espaço de reconhecimento associado à marca. Como resultado disso, a Folha de S.Paulo publicou um caderno especial, produzido pelo Estúdio Folha, associando a imagem das empresas a um momento de esperança e de agradecimento aos cidadãos, cujas ações foram fundamentais para enfrentar a pandemia da Covid-19.

No caso da NIVEA, a marca foi associada à história de uma estudante de psicologia que usava o telefone para transmitir mensagens de cuidado e carinho para um coletivo de artesãos. Na mesma página, além de um agradecimento assinado pelo CEO da empresa, uma matéria contava sobre a experiência de uma voluntária da Instituição Amigos do Bem, e também sobre as doações da NIVEA.

O fim de uma campanha de comunicação que ainda continua viva

Em suma, tudo isso só foi possível por acreditarmos que o verdadeiro valor da NIVEA está no relacionamento com pessoas. Nós valorizamos histórias reais e comunicação humanizada. É por isso que é tão evidente que tanto a LVBA quanto a NIVEA acreditam no papel relevante que as marcas exercem na vida em sociedade. Logo, por termos essa visão responsável em comum, seguimos apostando em ações que promovem verdadeiras transformações sociais.

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