Mês do
Autocuidado

Cliente:

ACESSA

Ano:

2022

Projeto:

Estratégias criativas desenvolvidas pela LVBA trouxeram resultados para ACESSA durante o Mês do Autocuidado. Saiba mais.

Em fevereiro de 2022, a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP) ampliou seu escopo de trabalho, tornando-se a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA).

Esta repaginação da Entidade teve como missão desenvolver e envolver protagonistas do setor, além de atuar na conscientização da importância do autocuidado. O foco esteve na sustentabilidade do sistema de saúde, uma vez que, a partir da informação de qualidade, as pessoas passarão a tomar decisões em relação ao autocuidado de forma responsável, consciente e segura, promovendo mais saúde e maior liberdade de escolha. Como consequência, evitam-se idas desnecessárias ao médico.

Com a mudança da marca, o trabalho da ACESSA se expandiu para stakeholders que vão além da indústria farmacêutica, atingindo profissionais de saúde, ministérios e, principalmente, órgãos públicos e reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em uma jornada pela saúde e bem-estar, a criação de políticas públicas que promovem o autocuidado e a disseminação da informação correta para o empoderamento deste consumidor é a prioridade da ACESSA.

Nesse sentido, a LVBA traçou um planejamento estratégico e criativo de comunicação para endereçar as principais ações da Entidade. Confira abaixo de que forma nós atuamos neste importante projeto!

 

ACESSA e o Dia Internacional do Autocuidado: bem-estar como palavra-chave

Estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 24/07 — Dia Internacional do Autocuidado — visa conscientizar a população sobre a importância de praticar o autocuidado durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esses cuidados estão pautados em sete pilares: uso racional e consciente de serviços e produtos de saúde, boa nutrição, saúde mental, prática de atividade física regular, abandono de atitudes de risco (como o álcool em excesso e o cigarro), higiene pessoal e do ambiente, bem como conhecimento de fontes seguras para informações sobre saúde.

Em 2022, os debates sobre saúde ainda têm extrema relevância na mídia por conta dos impactos deixados pela covid-19 e o mundo “pós-pandemia”. Por isso, a LVBA desenvolveu mais de 30 dias de ações para fortalecer o conceito do Autocuidado em diferentes canais e formadores de opinião — o “Mês do Autocuidado ACESSA”.

Comunicação integrada e seus impactos

Geraram

 

Em 2021, realizamos a ação do “Dia do Autocuidado” para a ABIMIP, antes da Entidade se tornar ACESSA. As impressões gerais, comparadas ao ano anterior, foram 183% maiores. O budget de 2021 para 2022 cresceu apenas 10%.

 

 

Prêmio de Autocuidado em Saúde ACESSA

Em 2022, um domingo marcou o Dia Internacional do Autocuidado com uma ação inédita: o lançamento da primeira edição do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA, em parceria com a editora Abril. O objetivo do evento foi promover a causa junto a profissionais, empresas e instituições que atuam no segmento para desenvolver projetos, pesquisas, campanhas, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença no desenvolvimento do Autocuidado.


Essa é uma das ações que se alinham à missão da ACESSA de gerar dados e informações de qualidade sobre autocuidado em saúde que tornem o consumidor cada vez mais consciente de como cuidar de si.


Como parte de lançamento, a ACESSA publicou em seu LinkedIn um artigo de opinião assinado por Rodrigo Gárcia, presidente da Associação. O texto focou na importância do prêmio para um momento como o Dia do Autocuidado.


Além disso, LVBA e ACESSA produziram uma ação de comunicação exclusiva com a revista Veja Saúde, cujo escopo envolvia publicidade, branded content e publicação nas redes sociais dos veículos para o anúncio do prêmio, as suas regras e o hotsite de inscrição.


Alguns dos jurados do prêmio são embaixadores da marca. Entre eles, uma das influenciadoras do Mês do Autocuidado ACESSA: a jornalista, escritora e palestrante Izabella Camargo, que produz conteúdo com foco em saúde mental, bem-estar, autocuidado, gestão do tempo e produtividade sustentável.

 

 

Relacionamento com a mídia: estratégias criativas para um alto valor de marca

Para a imprensa orgânica, a LVBA trabalhou em duas sugestões de pauta: “Dia Internacional do Autocuidado: Práticas saudáveis beneficiam também o sistema de saúde” e “1ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde é anunciado pela ACESSA”. As pautas foram publicadas em veículos segmentados da área da saúde, resultando em 43 publicações, com um potencial de 1.3 milhões de pessoas alcançadas.

 

Líder na categoria ‘notícias’, o portal foi o escolhido para falar sobre a importância do autocuidado de forma geral para um público que busca se informar por fontes seguras de notícias.


Para este veículo, a informação sobre como se cuidar traz benefícios à saúde individualmente, ao ambiente e ao desafogamento do sistema de saúde do país. O resultado da campanha foi de cerca de 11 milhões de impressões, somando a matéria completa, artes publicitárias em anúncio retangular, chamada na home, e “quadrado lateral” — todos formatos usados pela plataforma.

 


Parte do trabalho da ACESSA é mobilizar outras entidades e órgãos públicos para a criação de políticas públicas que mobilizem a população às práticas do Autocuidado. Alguns destes stakeholders são mais bem impactados pela comunicação direcionada à Brasília.


Pensando nisso, a LVBA desenvolveu um branded content publicado no Correio Braziliense, gerando mais de 2 milhões de impressões da marca ‘ACESSA’. Em uma ação 100% digital, a estratégia foi dividida entre matéria publicada, anúncios e as redes sociais do veículo — Facebook e Instagram.

 

Influenciadores e novas mídias


Quando pensamos em diversificar o impacto de nossas mensagens, trabalhar novas mídias é parte essencial do trabalho em comunicação. Portanto, a seleção cuidadosa de influenciadores digitais para ACESSA compôs um squad especialista em cada um dos sete pilares do autocuidado. São eles:

Juntos, o time de 7 influenciadores entregou 15 conteúdos que alcançaram cerca de 230 mil visualizações orgânicas.

 

 

LinkedIn e identidade visual


Um dos grandes parceiros da ACESSA na geração de dados voltados para o Autocuidado é Associação Latino-Americana de Autocuidado Responsável (ILAR). O trabalho digital deste ano foi feito em sinergia com a entidade sob o mote “Autocuidado é saúde para todos. Olhar para si para cuidar dos outros ao redor”.

A LVBA desenvolveu artes-base para um guia de comunicação a ser distribuído entre empresas associadas e entidades parceiras para o lançamento do Mês do Autocuidado.

Além do público segmentado pelas ações de mídia paga, a ação engajou empresas associadas e humanizou ainda mais os conteúdos com foco em Diretores da Associação. A comunicação digital foi toda realizada “de gente para gente”.

Ao todo, 17 publicações foram realizadas no LinkedIn da ACESSA, com impulsionamento segmentado, totalizando mais de 300 mil impressões.

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