A era do 5G veio para revolucionar as tecnologias no Brasil. No ramo das telecomunicações, ela é uma novidade bastante recente. E a Nokia, por ser uma referência no setor de infraestrutura, demonstrou amplo interesse em atender essa demanda por aqui.
Desse modo, movidos pela paixão em conectar pessoas, a LVBA e a Nokia juntam-se para iniciar mais uma jornada. O cenário era de grandes expectativas. Afinal, o 5G prometia transformações profundas no país, principalmente no que diz respeito à qualidade de reprodução de sons, vídeos e imagens.
Diante desse desafio, nós entendemos que, naquele momento, era primordial produzir mais informações sobre essa tecnologia e a experiência que ela proporcionaria aos usuários. A ideia, portanto, era elevar ao máximo o nível de reconhecimento sobre a importância da infraestrutura 5G no Brasil. Para fazer isso, a LVBA elaborou ações de comunicação focadas em discutir os benefícios da nova tecnologia.
Assim, o principal objetivo do projeto era fornecer material de qualidade e rico em informações. Saiba quais foram as principais frentes de atuação dessa campanha, que foi um sucesso!
Correio Talks: a Nokia falando na mídia sobre o 5G
Para fazer o tema do 5G ir ainda mais longe, nosso projeto de comunicação contou com 5 abordagens diferentes:
- cobertura editorial
- campanha publicitária
- landing page
- Correio talks
- cobertura editorial
- branded content
Em primeiro lugar, optamos por oferecer cobertura editorial no jornal Correio Braziliense, que é um dos mais tradicionais do país. Essa abordagem foi importante para esclarecer os leitores a respeito dos ganhos em eficiência permitidos pelo 5G. Acompanhe!
Cobertura editorial
Por meio deste canal, a abordagem se deu via Correio Talks. Pois, o objetivo de criação deste espaço era justamente promover debates entre jornalistas e especialistas. Logo, a função do canal aqui foi a de repercutir temas importantes no ambiente online.
Dessa forma, o principal jornal da capital publicou uma série de reportagens impressas. Elas foram entregues em quatro dias do mês de dezembro. Lembrando que em todas elas o foco era trazer informações sobre o 5G e o impacto dele na economia brasileira.
Campanha publicitária
Para comunicar e gerar engajamento e adesão à live do Correio Talks, o Correio Braziliense veiculou em suas mídias uma campanha publicitária. Ela consistia em convidar o leitor para assistir a transmissão e acompanhar os desdobramentos do projeto no hotsite. Ao todo, tivemos 4 publicações de anúncios no jornal.
Mídias digitais e o 5G
Do mesmo modo, o Correio também ampliou o alcance das informações na internet. Para além do caderno especial de reportagens sobre o 5G, o tema também repercutiu nas redes sociais do jornal. Em outras palavras, as notícias foram adaptadas aos formatos digitais.
Com o intuito de impulsionar e fazer essas informações circularem, nós adotamos duas estratégias: web banner e site personalizado. O primeiro serviu como suporte para divulgação de campanhas publicitárias. Ao passo que o site centralizou todo o material gerado junto ao jornal, evidenciando informações sobre a transmissão, programação, perfil dos painelistas, e campo para perguntas e inscrições.
Assim, durante toda a programação, o debate era sobre os desafios, cenários e oportunidades que o Brasil teria com a chegada da tecnologia 5G. Tudo isso foi discutido em uma live organizada pela LVBA e transmitida ao vivo pelo site e redes sociais do Correio. Essa estratégia rendeu 8.000 impressões na home do jornal em apenas 4 dias.
Branded Content no pós-live
O branded Content foi adotado como forma de melhorar os resultados da Nokia. Desse modo, ao invés de simplesmente promover a marca por sua qualidade na criação de infraestruturas de telecomunicação, os materiais foram associados à informação de qualidade. Em outras palavras, a publicidade não se dava via anúncios, mas sim pelas notícias.
Conforme se pôde notar, todo o material produzido comprometeu-se com a finalidade principal de promover debates sobre o 5G. Mesmo sendo a Nokia a empresa interessada pelo tema, o conteúdo tinha relevância para o público-alvo.
Com a influência do Correio Braziliense e a importância do assunto, o debate reverberou em outras mídias, aumentando o alcance de
público. O resultado disso foi a geração de mídia espontânea.
Por fim, a LVBA se orgulha de dizer que foi eficiente em posicionar a Nokia dentro da mídia. Por meio de estratégias combinadas, conseguimos produzir um projeto de comunicação que é informativo e publicitário ao mesmo tempo. Graças a esse projeto, podemos hoje considerar a Nokia uma referência em 5G no Brasil.