[:pb]Escrevo esse post quase como um agente duplo. Na verdade, sendo sincero, como um verdadeiro agente duplo. Nos últimos anos, dediquei minha carreira ao trabalho digital. Ao mesmo tempo que trabalhei com grandes marcas, estive em contato com pequenas empresas. Nos dois casos, dificuldades e aprendizados. Em paralelo, desenvolvo um site, que nasceu de um simples e despretensioso blog, e hoje tem responsabilidades maiores do que eu pensava que pudesse ter.
Ao mesmo tempo que faço contato com os influenciadores em nome de marcas, eu recebo esses contatos como site (e muitas vezes faço também). E é pensando nisso, nesses dois lados da moeda que eu decidi falar um pouco sobre relacionamento.
Em primeiro lugar, deixe de lado algumas crenças e preconceitos com relação a números brutos. Os micro influenciadores vieram para ficar e se apegar apenas em número de seguidores para definir como será o tratamento com aquela pessoa pode ser um tiro no pé.
Sempre que possível, mais que olhar o número, olhe o projeto. Muitas vezes os números podem até não ser aqueles que enchem os olhos do cliente, mas é um trabalho tão bem desenvolvido, feito com empenho, com qualidade e com engajamento, que pode ser a resposta que sua marca precisava.
Uma outra coisa bastante importante é: responda as pessoas. Sim, isso pode parecer uma bobagem, dica de educação, mas é fundamental. Mesmo que a resposta for um não, as pessoas investiram tempo e dedicação naquilo e um não pode ser um caminho para que ele siga em frente. Além disso, uma boa resposta – otimista ou não – é o abrir de um canal que pode ser futuramente explorado. Nenhum influenciador nasceu gigante, né?
Proponha e saiba ouvir. Sim, é um jogo de interesses e se você conhece a marca que atende a fundo, pode apostar que a pessoa pode conhecer o projeto dele também. Claro, oportunistas surgirão. Pessoas mais interessadas em eventos e brindes do que em construir um trabalho legal. Mas aí a gente volta para a dica anterior: olhe o projeto.
Por experiência, muitas vezes uma pessoa pode apenas soar oportunista, mas ela é só inexperiente. O tal do sucesso é sedutor e um toque positivo pode ajudar muito um iniciante. No fim das contas, todo mundo sai ganhando com um mercado mais transparente e profissional.
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