Da assessoria de imprensa à assessoria de comunicação: a evolução do relacionamento com stakeholders

Embora pareçam termos intercambiáveis, a assessoria de imprensa e assessoria de comunicação possuem diferenças significativas. Apesar de ambas trabalharem com a gestão da informação e o cuidado com a imagem do cliente, a distinção está no deslocamento de uma produção operacional de press releases e follow-ups com jornalistas para uma estratégia de relacionamento a longo prazo com os diversos stakeholders de uma organização.

Significa afirmar que, no mundo hiperconectado, gestoras e gestores devem traçar estratégias baseadas em uma noção customizada e circular do processo comunicacional. Em outras palavras, devemos pensar nas particularidades dos diferentes públicos de uma empresa e, por extensão, entender de que forma elas conversam com as mensagens endereçadas.

Quer saber mais? Confira abaixo!

 

 

Assessoria de imprensa e a contribuição para discussões estratégicas no mundo corporativo

Grosso modo, a assessoria de imprensa tem o papel de divulgar as ações, projetos e propostas de uma organização a fim de posicioná-la como importante fonte para os veículos de mídia, os quais buscam constantemente por pautas para compor suas editorias.

Com esse objetivo em mente, jornalistas e relações públicas contribuem para discussões que sejam estratégicas tanto para os canais de comunicação quanto para a própria empresa que busca se posicionar em relação aos seus stakeholders.

Para tanto, realizam-se atividades importantes para o direcionamento de mensagens aos públicos, como clipping e monitoramento de mídia, press release, gestão de mailing e produção de conteúdo.

Além disso, a assessoria de imprensa prepara porta-vozes para alinharem as mensagens prioritárias e o posicionamento a ser endereçado sobre a empresa durante encontros com jornalistas ou até mesmo em coletivas de imprensa.

 

Assessoria de comunicação: um guarda-chuva multidisciplinar

No mundo da comunicação 4.0, é evidente que as estratégias devem compreender a assessoria de comunicação a partir da diversificação de mídias. Logo, tal serviço requer uma equipe multidisciplinar.

Por essa lógica, a assessoria de comunicação é um guarda-chuva que compreende tanto as atividades direcionadas à imprensa quanto outras frentes estratégicas internas e externas. De forma mais completa, ela se direciona a entender sobretudo os pontos fortes e fracos de uma organização, bem como mapear quais as oportunidades e ameaças de imagem e reputação da empresa.

Mais do que aumentar as vendas, trata-se de se tornar referência no mercado a partir de esforços estratégicos focados na comunicação. Dentro desse escopo, o relacionamento perene entre uma empresa e o mercado editorial é central para o desenvolvimento de uma reputação consolidada.

Para tanto, lançamos mão de técnicas integradas de assessoria de comunicação orientadas por princípios humanos. Acreditamos que a credibilidade de qualquer negócio está atrelada ao aperfeiçoamento contínuo de boas práticas comunicativas.

Endereçar um discurso alinhado e unificado nas diferentes plataformas estende e fortalece o relacionamento entre as organizações e seus stakeholders.  É por esse panorama que a atenção ao marketing de conteúdo, as técnicas SEO e o gerenciamento de redes sociais entram em cena junto com a assessoria de imprensa.

Aliadas a isso, a inteligência da informação fornece também importantes ferramentas desenvolver um relacionamento com os públicos a partir da compreensão dos diferentes comportamentos e percepções.

Agora que você entende a diferença entre assessoria de imprensa e assessoria de comunicação, que tal entrar em contato com LVBA para apresentarmos os melhores caminhos de relacionamento com a mídia?

 

Precisa de ajuda? Preencha este formulário!

Entraremos em contato para avaliar como podemos tornar a Comunicação de sua marca mais efetiva!

**Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses.

Categorias

Relacionados

Social Listening

Cenários desafiadores demandam saídas criativas, não é mesmo? No mundo da comunicação, quem tem mais...

Ler mais
Search
Close this search box.